Notícias MEIO AMBIENTE
Sema alerta que manejo de animais silvestres de MT deve ser feito por equipes cadastradas
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) reforça que todo procedimento de resgate de animal silvestre em Unidades de Conservação estaduais deve ser feito somente por uma equipe cadastrada, conforme a Instrução Normativa publicada em 25 de junho no Diário Oficial.
Corpo de Bombeiros combate 22 incêndios florestais em Mato Grosso neste sábado
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combate 22 incêndios florestais no Estado neste sábado (03.08). São 151 homens em campo, com apoio de três aviões, um helicóptero, 51 viaturas entre caminhões-pipa e caminhonetes, nove máquinas e três embarcações.
Corpo de Bombeiros extingue dois incêndios em Canarana e combate outros 18 em MT nesta sexta-feira
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu dois incêndios florestais em Canarana nesta sexta-feira (02.08). Outros 18 incêndios são combatidos por 140 homens, com apoio de três aviões, um helicóptero, 35 caminhonetes, 10 caminhões-pipa, nove máquinas e três embarcações.
Corpo de Bombeiros extingue incêndio em Alto Araguaia e combate outros 16 em MT nesta quinta-feira
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu um incêndio florestal em Alto Araguaia. Outros 16 incêndios são combatidos nesta quinta-feira (01.07) por 110 homens, com apoio de dois aviões, um helicóptero, 30 caminhonetes
Corpo de Bombeiros combate 15 incêndios florestais em Mato Grosso nesta quarta-feira
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combate 15 incêndios florestais no Estado nesta quarta-feira (31.07). São 109 homens distribuídos nas ocorrências, com apoio de dois aviões, um helicóptero, 28 caminhonetes, nove máquinas e sete caminhões-pipa.
Em ação preventiva, Sema reforça equipe de fauna com cinco veterinários especializados em animais silvestres
A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso contratou cinco médicos veterinários para atuarem no Pantanal durante o período de incêndios florestais. Foram selecionados profissionais de Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
Bombeiros combatem dez incêndios florestais em Mato Grosso nesta quinta-feira
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combate dez incêndios florestais no Estado nesta quinta-feira (25.07), nos municípios de Cuiabá, Poconé, Cáceres, Barão de Melgaço e na divisa entre as cidades de Planalto da Serra, Nova Brasilândia e Rosário Oeste.
Corpo de Bombeiros combate três incêndios florestais em Mato Grosso nesta sexta-feira
Em Cáceres, são dois incêndios ativos, sendo um no Parque Estadual do Guirá e outro na região de Porto Conceição. No Guirá, a estratégia utilizada é o encharcamento dos focos ativos nas turfas com água; enquanto em Porto Conceição os militares estão divididos ao longo do Rio Paraguai fazendo combate direto e construção de aceiros para evitar a propagação das chamas.
Já ao sul do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense (Parna Pantanal), há um incêndio próximo a Fazenda Bélica, que faz divisa com Mato Grosso do Sul. Atuam equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Corpo de Bombeiros continua combate ao incêndio em Porto Conceição nesta quinta-feira
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso continua as ações de combate ao incêndio na região Porto Conceição, em Cáceres, nesta quinta-feira (18.07).
No local, os militares estão divididos às margens do Rio Paraguai e fazem o combate direto nas áreas onde há acesso, assim como constroem aceiros para diminuir a propagação das chamas.
Já entre a área federal do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e a Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê, o combate ao fogo está sendo realizado pelos brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O Corpo de Bombeiros monitora o incêndio via satélite.
PM prende seis pessoas em flagrante por invasão e extração ilegal de madeira
Seis homens foram presos, nesta quarta-feira (17.07), por policiais militares da 2ª Companhia Independente, suspeitos de invasão de terras, crimes ambientais, porte ilegal de arma de fogo e caça de animais silvestres, na zona rural de Paranatinga (385 km de Cuiabá).