Notícias MEIO AMBIENTE
Governador e ministro do Meio Ambiente vistoriam ações de combate aos incêndios no Pantanal
O governador Mauro Mendes e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, farão nesta terça-feira (18.08) um sobrevoo na região atingida por incêndios no Pantanal, em Poconé. A visita do ministro em Mato Grosso tem o intuito de verificar as ações da Operação Pantanal 2.
Equipes lutam para conter queimadas no pantanal
As equipes de bombeiros de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul continuam lutando contra o incêndio na região do Pantanal, em uma operação que teve início na primeira semana de agosto. O governo de Mato Grosso estima que uma área de 204 mil hectares já tenha sido atingida pelo fogo nos municípios de Barão de Melgaço e Poconé.
Comitê do Fogo articula força-tarefa para atendimento de animais silvestres
O Comitê Estadual de Gestão do Fogo realizou nesta sexta-feira (14) a segunda reunião da força-tarefa que prestará atendimento aos animais silvestres atingidos pelos incêndios no Bioma Pantanal. O grupo segue para a região neste sábado (15.08) para uma visita técnica que irá subsidiar a elaboração do plano de contingência.
Até o momento, integram o grupo: Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros Militar, Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental e IBAMA. Da Universidade Federal de Mato Grosso, participam médicos veterinários do Hospital e do Centro de Pesquisa de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres, além de profissionais do Instituto de Biologia.
Operação Pantanal II preserva casa do morador mais antigo da Reserva Sesc Porto Cercado
Duas aeronaves do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) utilizaram cerca de 45 mil litros de água para impedir que o fogo atingisse a casa de Benedito Alves da Silva, popularmente conhecido como Dito Verde, morador mais antigo da Reserva Particular do Patrimônio Natural Sesc Porto Cercado.
Recuperandos começam a atuar no combate às chamas na zona urbana de Poconé
Dez recuperandos do Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas começaram a atuar no combate às chamas da região urbana de Poconé (104 km de Cuiabá), na sexta-feira (14.08). A atuação dos presos teve início após intenso treinamento no Corpo de Bombeiros Militar (CBM), em Cuiabá
“Quem praticar crime ambiental em Mato Grosso vai pagar caro”, alerta governador
Durante reunião com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, nesta quarta-feira (12.08), o governador Mauro Mendes alertou que o Estado irá continuar firme na política de “Tolerância Zero” aos crimes ambientais em Mato Grosso.
A reunião, feita por videoconferência, contou com a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, dos governadores dos estados que integram o consórcio e de empresários.
“Estamos cada vez mais com um discurso e com a prática dura no combate às ilegalidades ambientais. Aqui no Estado de Mato Grosso somente neste ano, até agora, estamos chegando a quase R$ 700 milhões em multas”, relatou Mauro Mendes.
Operação integrada prende seis pessoas na região de Feliz Natal
Seis pessoas foram presas durante operação integrada realizada no município de Feliz Natal (a 538 km ao Norte de Cuiabá). Do total de prisões, três foram por flagrante delito. A ação denominada “Repressão Feliz Natal” começou na terça-feira (04.08) e teve como foco a repressão aos crimes ambientais na região. A operação encerrou no sábado (07.08).
Sema destina máquinas de infratores para combate aos incêndios no Pantanal
O desaparelhamento dos infratores, seja pela remoção ou inutilização das máquinas, integra a política de tolerância zero aos crimes ambientais praticados no Estado. No Bioma Pantanal, as equipes de fiscalização já aplicaram mais de R$ 73 milhões em multas.
Iniciativa privada cede colaboradores e maquinários para ajudar no combate aos incêndios no Pantanal
Os empresários da região da Transpantaneira estão auxiliando no combate aos incêndios no Pantanal. Fazendeiros estão cedendo colaboradores para operar as máquinas que farão os aceiros – desbaste de vegetação que impede a propagação do fogo.
“Já temos dois profissionais prontos para iniciar o trabalho nessa missão importante de combate ao fogo e logo haverá mais. Atendemos a demanda do Corpo de Bombeiros, em ação conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente, que irá enviar maquinários apreendidos em Mato Grosso para a região”, diz Jefferson Moreno, secretário adjunto de Turismo.
Estado se une às Forças Armadas e iniciativa privada no combate às queimadas no Pantanal
Governo de Mato Grosso lança força-tarefa para diminuir os incêndios que já devastaram aproximadamente 66 mil hectares de vegetação do bioma mato-grossense. A operação é fruto de uma ação conjunta entre Governo de Mato Grosso, Forças Armadas, Ibama, Governo de Mato Grosso do Sul e Sesc Pantanal.