Notícias MEIO AMBIENTE
PM prende homem por crime ambiental em Araputanga
Policiais militares de Araputanga (a 345 km de Cuiabá) prenderam nesta sexta-feira (08.11) um homem, com iniciais W.A.S.O. (27 anos), por crime ambiental, no bairro São Sebastião.
De acordo com o boletim de ocorrência, servidores da prefeitura procuraram os militares relatando um possível crime ambiental, no córrego Bacuri. O leito do córrego estava com água vermelha semelhante à tinta. A denúncia descrevia ainda que o resíduo teria sido jogado na rede de captação pluvial e percorrido toda a extensão do córrego.
Os policiais saíram em busca do suspeito pelo crime e foram informados de que a origem do descarte seria um lava-jato. No local, os agentes encontraram o suspeito, que confessou ter lavado um contêiner sujo de tinta vermelha.
Estratégia de controle de desmatamento em MT é referência para colombianos
Representantes da Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH) estiveram na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) para conhecer as estratégias de Mato Grosso para controle e combate ao desmatamento ilegal. Desde 2010, o Estado estruturou diversos instrumentos de planejamento estratégico
PM e Sema apreendem mais de 700 kg de pescado irregular
A ação conjunta entre fiscais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e policiais do Batalhão de Proteção Ambiental da Policia Militar (BPAPM) resultou na apreensão de mais de 700 quilos de pescado irregular, na última segunda-feira (04.11), em Rondonópolis.
O pescado estava armazenado em quatro freezers de um comércio da colônia de pescadores, no bairro Vila Aurora. O proprietário do local chegou a apresentar uma nota fiscal, mas o documento estava com o nome de outra empresa.
Durante a fiscalização, exemplares de peixes das espécies Caparari e Jau, totalizando 729 kg de pescado irregular, foram apreendidos.
Segurança de pequenas barragens é tema de seminário
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) e a Agência Nacional de Águas (ANA) promovem, nesta terça-feira (05.11), o seminário “Aperfeiçoamento de Ferramentas Estaduais de Gestão de Recursos Hídricos no Âmbito do Progestão – Segurança de Barragens em Mato Grosso”. O objetivo do evento, que será realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso (Fiemt), é sensibilizar a sociedade acerca dos riscos de não realizar manutenção preventiva em barragens hídricas, localizadas em propriedades rurais, além de apresentar ferramentas de segurança de barragens.
Sema divulga Boletim de Balneabilidade 2019; cinco locais estão impróprios ao banho
Cinco locais utilizados por banhistas em Mato Grosso estão impróprios, conforme o Boletim de Balneabilidade de 2019, divulgado pela Sema-MT. Foram analisados 27 locais de recreação, entre os dias 24 de junho a 30 de setembro. Os locais impróprios para banho estão nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Bugres e Cáceres.
Período proibitivo para uso do fogo na zona rural termina dia 28
O período proibitivo de uso de fogo para limpeza e manejo de áreas na zona rural se encerra na próxima segunda-feira (28), conforme Decreto n. 278/2019 publicado em diário oficial desta sexta-feira (25)
Combate a queimadas cobre área de 44 mil campos de futebol no Araguaia
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Exército Brasileiro encerraram a terceira edição da operação “Abafa Araguaia”. Durante os 12 dias da atividade foram fiscalizadas 34 propriedades nos municípios de São Félix do Araguaia