Notícias EDUCAÇÃO
Educadores em greve iniciam protestos da semana acorrentados na sede do governo de MT
Cerca de 20 profissionais da Educação da rede estadual de Mato Grosso, em greve desde 27 de maio, amanheceram nesta segunda-feira (22.07) acorrentados em frente do Palácio Paiaguás, sede do governo estadual. O objetivo foi dar um ultimato ao governador Mauro Mendes que cortou dois meses de salário e se mantém intransigente em negociar com a categoria o cumprimento da Lei 510/2013.
O direito conquistado pelos/as trabalhadores/as da educação em 2013 faz a correção do poder de compra dos salários historicamente achatados. Na época recebia o menor salário, nível médio, pago pelo executivo.
Assembleia do Sintep/MT é unânime na continuidade da greve
Com corte de salários e privados do direito a valorização profissional (Lei 510/2013), os trabalhadores da educação da rede estadual de Mato Grosso deliberaram pela continuidade da greve por unanimidade, na Assembleia da categoria, sexta-feira (12.07). O movimento paredista, conduzido pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), registra 46 dias de paralisação. O objetivo é assegurar o cumprimento do direito, negado pelo governo Mauro Mendes.
O decisão foi baseada nas deliberações trazidas por delegados e delegadas das 15 regionais sindicais no estado. A resistência dos/das profissionais se mantém forte com mais de 65% dos educadores em greve.
Negociações avançam entre Governo e Sintep para o encerramento da greve
O Governo do Estado e o Sindicato dos Profissionais do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) avançaram nas negociações para o encerramento da greve da categoria, durante audiência de conciliação nesta segunda-feira (08.07), no Núcleo de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
O sindicato sinalizou positivamente para as propostas do Executivo estadual, que serão levadas em Assembleia Geral da categoria na próxima quinta-feira (11.07). A expectativa do Governo é de que os professores retornem às salas de aula já na segunda-feira (15.07). A greve foi iniciada em 27 de maio.
Enem está pronto e deverá ser impresso até o dia 17
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já estão prontas e se encontram na gráfica para diagramação e impressão. Segundo o presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Camilo Mussi, a autarquia entregou a mídia com as questões na última sexta-feira (28)
Governo propõe suspender corte de ponto desde que professores retornem à sala de aula
O Governo do Estado propôs suspender o corte de ponto dos profissionais da Educação, paralisados desde 27 de maio, com a condição de que as aulas sejam retomadas na próxima semana.
A proposta foi feita nesta quinta-feira (27.06), durante audiência de conciliação com o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), no Núcleo de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça.
O assunto foi o tema da audiência e segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, para que o acordo seja efetivado, os professores deverão retornar às salas de aulas na próxima terça-feira (02.07).
Audiência de conciliação não atende reivindicação da categoria
Com uma reunião de três horas, na tarde desta quinta-feira (27.06), no Núcleo de Conciliação e Mediação do Tribunal de Justiça, em Cuiabá, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) sai da audiência sem acordo para o encerramento da greve. A conciliação sobre os pontos cortados foi condicionada a retorno às atividades após a Assembleia Geral da categoria, segunda-feira (01.07), com o pagamento de maio e junho parcelado em duas vezes (20 de julho e 10 de agosto).
Tentativa de negociação para fim da greve terá intermediação do TJ e MPE
O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) participa nesta quinta-feira (27.06), às 14h30, no anexo do TJMT, “Desembargador Antônio de Arruda”, em frente ao Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) de audiência para tentar a conciliação com o governo