Notícias EDUCAÇÃO
SOBRE O NÃO PAGAMENTO DOS SALÁRIOS DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO COMO PROMETIDO NO DOCUMENTO DO GOVERNADOR MAURO MENDES
O governo do Estado de Mato Grosso afirmou documentalmente a devolução dos salários dos trabalhadores da seguinte forma: Dia 20 de agosto de 2019 – corte de pagamento de salário de maio de junho. Dia 10 de setembro de 2019 – pagamento referente a corte de julho e salário de agosto. No entanto, um número significativo de trabalhadores/as da Educação não tiveram os seus subsídios depositados como prometeu o governo.
Quanto a essa questão dos salários as informações que tem chegado na Sede Central do SINTEP-MT dão conta que não houve nenhum tipo de critério técnico quanto a não inclusão dos trabalhadores da Educação nesta folha complementar do dia 20.
Seduc vai encaminhar às escolas sugestão para reposição de aulas
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) encaminhará, esta semana, às escolas estaduais que estavam paralisadas, documento orientativo e uma minuta com sugestão de calendário para a reposição das aulas. Ao todo, foram 75 dias de paralisação, porém serão repostos 42 dias letivos.
Profissionais da educação aceitam proposta do governo e decidem encerrar greve
Em assembleia geral, realizada na tarde desta sexta-feira (09.08), os profissionais da educação decidiram pôr fim à greve, aceitando a proposta do Governo do Estado. As aulas em 38% das unidades educacionais do estado, que ainda estavam com as atividades paralisadas, estão previstas para voltar na próxima quarta-feira (14.08).
Sintep/MT suspende a maior greve da história de Mato Grosso
O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) deliberou em Assembleia Geral da categoria, nesta sexta-feira (09.08), a Suspensão da maior Greve na Educação estadual, 75 dias de paralisação, com retorno a partir de 14 de agosto (quarta-feira). Os profissionais definiram ainda o Estado de Greve e rejeição parcial dos documentos encaminhados pelo governo.
“Os pontos a serem superados serão conversados com o governo”, esclareceu Valdeir Pereira, presidente do Sintep/MT. Segundo ele, a greve foi suspensa e os trabalhadores e trabalhadoras permanecerão em alerta para o cumprimento da Lei 510/2013 na integralidade até a próxima data-base. “Caso contrário a categoria retoma o movimento paredista”.
Emanuel Pinheiro recebe homenagem dos servidores da Educação
O prefeito Emanuel Pinheiro foi homenageado pelos profissionais da Educação, com um Acróstico, poema no qual certas letras de cada verso, quando lidas em outra direção e sentido, formam uma palavra, frase ou nome, como na homenagem ao prefeito de Cuiabá. O poema foi escrito a partir do nome do gestor em um banner que foi entregue pelos profissionais da Educação.
Segundo a servidora Marcela Rezende Guimarães Martins, da Coordenadoria de Programas e Projetos, da Secretaria Municipal de Educação, a homenagem ao prefeito se deve ao momento histórico vivido pela Educação em Cuiabá.
Contemplando RGA e leis de carreira, Estado faz última proposta sobre a greve dos professores
Após reunião com deputados da base governista da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (05.08), o Governo do Estado decidiu fazer a última proposta para encerrar a greve parcial dos servidores da Educação, que iniciou no dia 27 de maio.
Decisão sobre o fim da greve na educação sai nesta segunda-feira
O Conselho de Representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), realizado durante o final de semana (03 e 04.08), apontou para a convocação de Assembleia Geral da categoria para esta segunda-feira (05.08), a partir das 14 horas, em frente ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no Centro Político e Administrativo, da Capital. O objetivo da plenária é deliberar no coletivo sobre a continuidade da greve, após decisão limitar de abusividade do movimento.
Os debates realizados durante sábado e domingo apresentaram a indignação da categoria com a ausência de proposta do governo.