Notícias EDUCAÇÃO
Enem 2017 terá taxa mais cara; inscrições começam no dia 8
O Inep confirmou que o Enem não poderá mais ser usado como certificação do ensino médio. A partir de 2017, os jovens poderão obter o documento pelo Encceja (Exame Nacional de Certificação De Competências de Jovens e Adultos) – tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio.
Base Nacional Comum Curricular mantém respeito à diversidade
A BNCC estabelece conteúdos e competências que todo estudante deve ser capaz de fazer na educação básica. O documento será referência obrigatória na elaboração dos currículos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.
Enem não será mais aplicado e corrigido por centro ligado à UnB
O Inep possui autorização do Tribunal de Contas da União (TCU) para dispensar licitações. Por isso, as empresas recebem um convite para organizar diferentes funções do exame. O Cebraspe e a Cesgranrio assumiram, como consórcio, a função de aplicação e correção das provas do Enem, depois que o primeiro modelo do exame, feito pelo consórcio Connasel, teve o sigilo violado.

Proposta da nova base curricular antecipa alfabetização para 2º ano
O documento apresentado trata exclusivamente da educação infantil (creche e pré-escola) e do ensino fundamental (1º ao 9º ano). Segundo o ministro, a Base referente ao ensino médio será entregue até o final de 2017, já adaptada às diretrizes do Novo Ensino Médio.
Com apoio da AL, lideranças de Livramento pedem liberação de emendas ao governo
Na pauta, a liberação de recursos para a construção de um poço artesiano e duas salas de aula na Escola Tereza Conceição de Arruda, na comunidade Mata Cavalo; a aquisição de 250 carteiras e mesa para refeitório; construção de duas quadras cobertas, sendo uma para atender a comunidade de Campo Alegre, na Escola Frei Emiliano Monteiro e outra na Escola José de Lima Barros, no Distrito Faval. Além da reforma da Apae e a construção de um quebra-molas em frente à Escola Tereza Arruda, entre os km 24 e 25, na MT 060.
3ª versão da base curricular para ensino infantil e fundamental é apresentada; conselho vai avaliar
O Brasil não tinha uma base comum, mas documentos como as Diretrizes e Parâmetros Curriculares e normas federais já garantiam a padronização na elaboração dos currículos. Agora, a BNCC será a referência nacional obrigatória para que as escolas desenvolvam seus projetos pedagógicos.