Notícias EDUCAÇÃO
Candidatos aprovados no Sisu para a Unemat devem entregar documentos até 8 de março
Os estudantes aprovados para ingresso na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), devem encaminhar a documentação necessária para a matrícula entre os dias 2 e 8 de março. A relação de aprovados foi divulgada nesta terça-feira (28.02), no sistema do Sisu, pelo MEC (confira aqui).
Inscrições para primeira seleção do Prouni 2023 começam nesta terça
As inscrições para a primeira seleção do Programa Universidade Para Todos (Prouni) começam nesta terça-feira (28) e seguem até sexta (3). Serão disponibilizadas, ao todo, 288.112 bolsas, sendo 209.758 integrais e 78.354 parciais (50% do valor da mensalidade do curso).
Inscrições para primeira seleção de 2023 do Prouni começam terça-feira
As inscrições para a primeira seleção de 2023 do Programa Universidade para Todos (Prouni) começam na próxima terça-feira (28) e vão até 3 de março. Serão ofertadas 288.112 bolsas, das quais, 209.758 integrais e 78.354 parciais. O resultado da primeira chamada está previsto para 7 de março.
Inscrições para o Sisu do primeiro semestre terminam na sexta-feira
As inscrições para o primeiro processo seletivo de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam na próxima sexta-feira (24). Os interessados devem se inscrever pelo site oficial do Sisu até as 23h59, horário oficial de Brasília, por meio do login da conta gov.br, o sistema de serviços digitais do governo federal.
Estudantes do Ensino Médio ainda podem concorrer ao lntercâmbio MT no Mundo
Estudantes do 2º ou 3º ano Ensino Médio da Rede Estadual que sonham em fazer intercâmbio podem aumentar suas chances de participar do programa MT no Mundo. O desempenho na plataforma do Mais Inglês MT, programa de ensino da língua inglesa adotada nas escolas estaduais, é um dos requisitos básicos para a definição dos classificados para o programa, que levará 100 alunos para estudar na Inglaterra durante três semanas com tudo pago pelo Governo de Mato Grosso. Quanto mais o estudante acessar e tirar boas notas nas avaliações, mais chances terá de alcançar a viagem dos sonhos. O fechamento da lista com os 100 nomes classificados só ocorrerá no fim de fevereiro.
Matrículas nas escolas da Rede Estadual de Ensino continuam abertas
Estudantes da Rede Estadual de Ensino que ainda não se matricularam para esse ano letivo, podem procurar qualquer escola em horário comercial.
A matrícula pode ser feita a qualquer momento e durante o ano todo, inclusive para alunos transferidos de outras escolas.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) reforça que, nesse momento, a matrícula é feita de forma presencial.
O processo é simples e rápido. Pais, responsáveis ou estudantes com idade acima de 18 anos devem comparecer à escola com os documentos necessários.
Prazo para rematrícula de alunos da rede estadual encerra na segunda-feira
A Seduc reforça que o prazo para rematrícula da rede estadual de ensino se encerra na próxima segunda-feira (06.02), quando tem início o ano letivo de 2023. Para garantir a vaga, pais, responsáveis ou estudantes com 18 anos ou mais devem comparecer à unidade de ensino para preenchimento e assinatura da ficha de rematrícula
Por falta de debate, Seduc-MT decide pela anulação de audiência pública
A Seduc-MT decidiu, nesta quarta-feira (25.01), por meio da Portaria nº 070/2023, pela anulação da audiência pública realizada na Escola Estadual Professora Adalgisa de Barros, em Várzea Grande, no dia 23 de janeiro, considerando o que dispõe a Lei Complementar nº 612/2019, artigo 71 da Constituição do Estado de Mato Grosso e seus incisos.
Projeto aprovado na ALMT altera carreira e traz sérios prejuízos aos profissionais da educação
Por 19 votos favoráveis e 5 ausências, os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei Complementar 03/2023, que altera a Lei Orgânica dos Profissionais da Educação Básica do estado (Lopeb), sem diálogo com a categoria. O projeto muda a jornada de trabalho e dá aos Diretores Escolar, Coordenadores Pedagógicos e Secretário Escolar 17,60% de gratificação sobre a função ao mesmo tempo que não se discute a valorização para o conjunto dos trabalhadores da Educação (professores, técnicos e apoio).
A votação relâmpago ocorreu na última quarta-feira (11/01), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Edna defende reajuste de piso de educadores
Durante entrevista em uma emissora de Rádio de Cuiabá, nesta quarta-feira (18), a vereadora Edna Sampaio (PT) defendeu o reajuste de 14,95% sobre o piso nacional do magistério da educação básica, concedido pelo Ministério da Educação, e argumentou que o atual cenário político não justifica o argumento de que os municípios podem ‘quebrar’ devido ao reajuste.
A parlamentar rebateu o argumento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) de que o novo piso impactará os orçamentos municipais.
Ela ponderou que, no atual cenário, o governo federal demonstra interesse na repactuação com os governos municipais e estaduais - algo que foi rompido durante o governo Bolsonaro - e que a União sinaliza um maior apoio aos municípios em todas as áreas, entre elas a educação.