Notícias PECUÁRIA
Mato Grosso vacinou mais de 99% do seu rebanho
O último foco da doença no estado foi registrado em 1996. Atualmente Mato Grosso é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa com vacinação, condição constantemente comprovada pelas ações de vigilância veterinária e inquéritos epidemiológicos realizados pelo Indea e Mapa.
Governador sanciona Lei de Defesa Sanitária Animal
Mato Grosso é o maior produtor de bovinos do país, com 29,2 milhões de cabeças e ocupa posição de destaque no segmento de produção de proteína animal em âmbito nacional e internacional, para tanto, é importante que as ações acompanhem as mudanças tecnológicas. Para o presidente do Indea, Guilherme Nolasco, a Lei 10.486 garante ao serviço oficial modernidade em suas atribuições.
Mais de 400 profissionais são qualificados em treinamentos em 2016
O II Encontro em Vigilância Veterinária do Serviço Oficial de Mato Grosso, realizado em outubro, reuniu 125 médicos veterinários do serviço oficial do Estado. Os temas abordados abrangeram todas as áreas de atuação do médico veterinário do serviço oficial de defesa sanitária animal. Desde educação sanitária aos programas que envolvem aves, suínos, bovinos, equinos e outros.
Inversão das etapas de vacinação contra aftosa passa a vigorar em 2017
Em 2015, Mato Groso exportou 298 mil toneladas de carne bovina. União Europeia, Oriente Médio e a China são os maiores compradores da carne mato-grossense. O estado deverá ser o responsável por 25% das exportações de carne bovina do Brasil para os Estados Unidos, mercado aberto neste ano após negociações bilaterais.
Reconhecimento internacional e investimentos no setor são destaques em 2016
Para chegar ao reconhecimento, Mato Grosso precisou se adequar aos padrões exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela OIE. O pleito foi possível em função da parceria realizada entre a atual administração estadual e a Associação dos Criadores de Suínos (Acrismat), que instalou barreiras fixas sanitárias na divisa com o Pará.