Notícias AGRICULTURA FAMILIAR
Agricultores familiares recebem 32 mil mudas de café clonal em Nova Bandeirantes
A colheita do café começa em maio, mas muitos produtores esperam até novembro para venderem, como é o caso de Frederico que, na última safra, firmou contrato e conseguiu ótimos preços, segundo ele. Além das variedades de qualidade, o produtor enfatiza que para garantir a produção o ano todo é necessária a implantação da irrigação no cafezal. “Com isso, teremos boas safras e alta produtividade”, explica o produtor.
Várzea Grande lança projeto “Feira Itinerante da Agricultura Familiar”
Helen lembra que a secretaria de Meio Ambiente realizou uma série de capacitações de Boas Práticas com os vários segmentos da agricultura familiar. A iniciativa teve como finalidade preparar os agricultores familiares a fazerem o manejo dos produtos dentro das normas e regras da Vigilância em Saúde. “Com essa capacitação os produtores estão mais impulsionados a vender seus produtos em feiras, exposições, eventos comerciais, shopping e até mesmo para a merenda escolar do município, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar”, acrescentou.
Propostas para plano estadual da agricultura familiar serão debatidas em Sorriso
Os encontros serão realizados em municípios definidos estrategicamente para contemplar todas as regiões do estado. O público-alvo é formado por pequenos produtores e instituições públicas e da sociedade civil organizada, ligadas à agricultura familiar mato-grossense.
Governo começa debate para elaboração do plano estadual da agricultura familiar
Barranco pediu aos participantes do encontro envolvimento nos debates. “Todos precisam falar sem medo e colocar na mesa todas as dificuldade do setor. Como deputado, vou continuar cobrando investimentos, tecnologia, assistência técnica rural e regularização fundiária por parte do Estado. Temos hoje 122 processos de titulação em andamento junto ao Intermat. Espero deste governo medidas sérias e conclusivas. Que o PEAF venha pra ficar! Estamos fartos de promessas, queremos resultados”, concluiu Valdir Barranco.
Economia exaurida de municípios pode ser recuperada pela agricultura familiar, afirma Fávaro
A comitiva também percorreu trecho da MT-240 passando por Alto Paraguai, e também na entrada de São José do Rio Claro, Nortelândia e Arenápolis. De acordo com a Sinfra, já existe uma empresa atuando na região com serviços de manutenção, entretanto, devido ao período chuvoso, o trecho está em condições inadequadas de tráfego, mas o vice-governador determinou ações paliativas imediatas. A MT-240, que liga Alto Paraguai a Diamantino, deve receber limpezas e operações de tapa-buracos.