Notícias AGRICULTURA FAMILIAR
Segundo Seminário de Agricultura Familiar será realizado na sexta-feira
A secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico realiza o 2º Seminário da Agricultura Familiar de Cuiabá, que acontece nesta sexta-feira (10), no Hotel Fazenda Mato Grosso, das 08h às 16h. A proposta é ouvir, orientar e valorizar os pequenos produtores rurais;
Com o tema “Desenvolvimento Sócio-econômico e Ambiental da Agricultura Familiar de Cuiabá”, a expectativa é reunir centenas de agricultores nas várias palestras.
Na programação, assuntos como ações desenvolvidas pela Empresa Mato-Grossense de Assistência a Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), para o fortalecimento da agricultura familiar no município e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para mostrar a importância do Associativismo e do Cooperativismo serão apresentadas, além de palestra com o secretário de Politica Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller.
Governo incentiva cultura da banana no Médio-Norte do Estado
Região importante na cadeia produtiva de banana, o médio-norte do estado será contemplado com a instalação de 50 Unidades de Referência Tecnológica (URTs), distribuídas em 13 municípios que compõem o Consórcio Alto do Rio Paraguai. A iniciativa é uma das ações previstas pelo Pró-Banana, programa de incentivo à produção desta fruta. Cada área terá um hectare e será selecionada de acordo com os requisitos exigidos pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT).
Assim, os pequenos produtores terão acesso, nestas propriedades, a insumos, como mudas, adubos e defensivos agrícolas. Já a família do agricultor ficará encarregada da mão de obra para plantio e condução do pomar, além do sistema de irrigação, o preparo do solo e as ferramentas necessárias. Serão realizados dias de campo e visitas técnicas para que os agricultores sejam orientados quanto ao plantio de mudas de banana. O primeiro dia de campo ocorrerá entre os dias 23 e 27 de outubro, em Sinop, no Norte do estado.
"Este é um dos programas produtivos de apoio da Seaf, que possui apoio tanto da Empaer, como da Embrapa para que possamos disseminar o melhor conhecimento sobre produção de mudas in vitro de banana. Percebemos no médio-norte grande potencial produtivo e iremos alavancar essa vocação regional", comentou o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes.
Também entre as ações do Pró-Banana está o investimento de R$ 21 mil na reforma e reestruturação do Laboratório de Produção de Mudas de Banana in Vitro em Arenápolis, que vai atender não só o município, mas toda a região. Com isso, o laboratório foi reativado e a expectativa é que no próximo ano 10 mil mudas já estejam disponíveis. A unidade trabalhará com as variedades banana da terra (farta velhaco), maçã (BRS Princesa) e nanica (williams).
A utilização de mudas de laboratório visa melhorar a qualidade e o nível de produtividade, como explica o engenheiro agrônomo Luciano Gomes Ferreira, responsável pela cadeia produtiva de Horticultura da Seaf. “A muda in vitro é isenta de doença, como o Mal do Panamá, por exemplo, e é padronizada, ou seja, o agricultor terá um pomar mais uniforme, com matriz de boa qualidade genética”. Em 2018, a intenção é disponibilizar a muda de laboratório a um preço mais acessível, pois atualmente os produtores precisam adquirir de outro estado, o que encarece o custo".
Pequenos produtores expõem na AL e destacam apoio do presidente Botelho
Com nove cooperativas associadas, a Ascop beneficia pelo menos 3,3 mil famílias oriundas da agricultura familiar. Há 30 anos nesse ramo, a família da agricultora Narcisa Ferreira agradeceu o espaço na ALMT. “É uma oportunidade para divulgarmos nosso trabalho. Seria perfeito se tivéssemos mais exposições como essa aqui na Assembleia”, disse Narcisa, em sua banca junto com a sobrinha Célia da Silva, onde vendem produtos à base de banana (balas, farinha, chips), mel e castanhas. Todos da produção do Grupo Produtivo de Mulheres Mãe Rosa, da Comunidade Mutuca, de Nossa Senhora do Livramento.
Exército abre chamadas para compra de alimentos da agricultura familiar em Mato Grosso
Nos Mercados Institucionais, os agricultores familiares conseguem comercializar seus produtos de forma simplificada. Assim, todos saem ganhando: o agricultor que vende, as instituições que compram e a população que consome uma alimentação de qualidade.
Seaf divulga cotação da agricultura familiar
A cotação de preços do Prohort é realizada semanalmente, toda terça-feira a partir 5h, por técnicos da Seaf, Empaer e Prefeitura de Cuiabá na Central de Abastecimento de Cuiabá , levando em conta o preço mínimo, mais comum e o preço máximo dos produtos encontrados nas barracas em três horários distintos durante o período matutino.