Notícias AGRICULTURA FAMILIAR
Pequenos produtores expõem na AL e destacam apoio do presidente Botelho
Com nove cooperativas associadas, a Ascop beneficia pelo menos 3,3 mil famílias oriundas da agricultura familiar. Há 30 anos nesse ramo, a família da agricultora Narcisa Ferreira agradeceu o espaço na ALMT. “É uma oportunidade para divulgarmos nosso trabalho. Seria perfeito se tivéssemos mais exposições como essa aqui na Assembleia”, disse Narcisa, em sua banca junto com a sobrinha Célia da Silva, onde vendem produtos à base de banana (balas, farinha, chips), mel e castanhas. Todos da produção do Grupo Produtivo de Mulheres Mãe Rosa, da Comunidade Mutuca, de Nossa Senhora do Livramento.
Exército abre chamadas para compra de alimentos da agricultura familiar em Mato Grosso
Nos Mercados Institucionais, os agricultores familiares conseguem comercializar seus produtos de forma simplificada. Assim, todos saem ganhando: o agricultor que vende, as instituições que compram e a população que consome uma alimentação de qualidade.
Seaf divulga cotação da agricultura familiar
A cotação de preços do Prohort é realizada semanalmente, toda terça-feira a partir 5h, por técnicos da Seaf, Empaer e Prefeitura de Cuiabá na Central de Abastecimento de Cuiabá , levando em conta o preço mínimo, mais comum e o preço máximo dos produtos encontrados nas barracas em três horários distintos durante o período matutino.
Plano de agricultura familiar contempla povos e comunidades tradicionais
Com 43 etnias, Mato Grosso possui hoje cerca de 40 mil indígenas. O PEAF inclui tanto este público quanto as comunidades quilombolas, visando aliar a produção à sustentabilidade. De acordo com o representante da comunidade Sesmaria, de Poconé (100 km ao Centro-Sul da Capital), José Maria da Silva, espera que o plano seja implementado e que forneça o suporte necessário às 27 famílias da localidade.