Notícias AGRICULTURA FAMILIAR
Encontros regionais para elaboração do Plano Estadual estão com inscrições abertas
Os encontros contam com o apoio da Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Mato Grosso, Sindicato de trabalhadores rurais de Rondonópolis, Associação Mato-grossense dos Municípios, Consórcio Intermunicipal do Portal da Amazônia, Consórcio Intermunicipal do Alto Teles Pires, Câmara Municipal de Sorriso, Câmara Municipal de Juína, Câmara Municipal de Querência e Câmara Municipal de Cáceres.
Conselho coordenará grupo responsável pelo Plano Estadual da Agricultura Familiar
Regularização Fundiária e Ambiental, Produção Sustentável, Agregação de Valor e Comercialização, Assistência Técnica e Extensão Rural e Governança, Gestão e Territorialidade são eixos que irão nortear o plano. O Instituto de Pesquisa da Amazônia, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), e Instituto Centro de Vida são entidades parceiras do projeto.
Cultivo de banana da terra garante lucro e renda a agricultor de Chapada dos Guimarães
O técnico agropecuário da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Antônio Claret dos Santos, responsável pelo projeto de crédito e assistência, destaca que interessados em investir na cultura da banana devem tomar cuidados com a aquisição das mudas, devido às pragas e doenças como a sigatoka negra, mal do Panamá e broca. No sítio Ribeirão do Costa, a maioria das mudas são oriundas da cidade Cruz das Almas, no estado da Bahia.
Cadeia produtiva do Pirarucu terá investimentos em 2017
O objetivo do Pró-Pirarucu é difundir tecnologias e práticas de manejo do pirarucu para criação em cativeiro e conservação da espécie no seu habitat. Após o projeto piloto, serão instaladas Unidades de Referência Tecnológica (URTs) para capacitação de piscicultores, técnicos, formação de mão de obra e divulgação da atividade em todo o Estado.
Seaf divulga cotação de preços da agricultura familiar
A cotação de preços do Prohort é realizada semanalmente, toda terça-feira a partir 5h, por técnicos da Seaf, Empaer e Prefeitura de Cuiabá na Central de Abastecimento de Cuiabá , levando em conta o preço mínimo, mais comum e o preço máximo dos produtos encontrados nas barracas em três horários distintos durante o período matutino.