Notícias TURISMO
Obras da Salgadeira serão retomadas na próxima semana
O projeto em questão prevê a reforma com vistas a contemplação da natureza e proíbe a abertura do espaço a banhistas. Porém, o Governo do Estado, por determinação do governador Pedro Taques, e o Ministério Público acordaram no Termo de Ajustamento de Conduta a realização de estudos para garantir o uso do local como balneário. Essa avaliação ocorre com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
Mato Grosso participa pela 1ª vez de evento turístico
O encontro, que chega a sua 14ª edição, é realizado em países como Argentina, Peru e Colômbia. Consagrado pelo formato ‘Rodadas de Negócios’, o evento se propõe a expor os destinos turísticos brasileiros para agentes de viagens, operadores e jornalistas internacionais de outros países da América do Sul. Em um mesmo dia, os expositores fazem contato com cerca de 200 agentes de viagens para apresentar seus produtos, detalhar pacotes e trabalhar ofertas.
Governo firma acordo para retomar obras da Salgadeira
O Complexo Turístico da Salgadeira tem área total de 72,4 mil metros quadrados. O projeto prevê estacionamento, guarita, posto policial, locais para instalação de lojas, restaurantes, centro dedicado ao turista, espaços para trilhas e passeios, e adutora e coletor para tratamento de esgoto. O local foi interditado em 2010 por determinação judicial, devido à detecção de vários problemas ambientais, como a disposição de resíduos a céu aberto causados pela ocupação e uso irregular do espaço ao longo dos anos.
Decreto regulamenta Conselho Estadual de Turismo
Conforme o presidente do Conselho Nacional de Turismo (CNTur/MT), Jaime Okamura, o Conselho possibilitará a descentralização da atividade turística no estado, uma vez que funcionará como um canal entre o Estado, os municípios e a classe empresarial. Okamura comenta ainda que enxerga o Governo sensível às causas do turismo. “A partir da criação do Cedtur, a luta deverá avançar ainda mais, inclusive, já temos outra demanda que é a regulamentação do Fundo Estadual de Turismo que dará suporte à gestão do Conselho”, antecipa.
Estrangeiros e passarinheiros são principais turistas da região Norte
Na corrida pelo topo do ranking do Wiki Aves, a enciclopédia de aves do Brasil, eles se aventuram numa torre de observação de 50 metros de altura e sobem os 264 degraus, acima da copa das árvores. Ao esperar o registro de uma espécie ainda não fotografada, o turista aprecia a imponência da floresta amazônica.