Publicado em Segunda - 04 de Outubro de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Recuperandos se preparam para o Enem e sonham em ser médico e engenheiro

Um quer tentar uma vaga no curso de Medicina e o outro uma oportunidade de estudar Engenharia Civil e abrir o próprio negócio. Esses são os planos de dois dos mais de 1,1 mil recuperandos, que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021. Para eles, a prova é a oportunidade de planejar a vida fora do cárcere e garantir um futuro, após ganhar a liberdade.

Neste ano, 1.163 reeducandos do Sistema Penitenciário de Mato Grosso se cadastraram para participar da prova do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). Desta vez, o exame para este público será aplicado em dois domingos diferentes, 9 e 16 de janeiro de 2022. Os recuperandos têm mais de três meses para se preparar para a prova.

Leia mais...
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Foto: Sistema Penitenciário
Foto: Sistema Penitenciário

Drone que transportava aparelhos celulares é apreendido na Mata Grande

Publicado em Sábado - 25 de Setembro de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Policiais penais do Plantão A, da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), localizada em Rondonópolis, apreenderam um drone que sobrevoava a unidade e transportava aparelhos celulares. O caso aconteceu no final da manhã deste sábado (25.09).

Na ocasião, um dos policiais penais que fazia a segurança na torre 2 que percebeu a presença do aparelho sobrevoando a unidade. Neste momento, ele comunicou a equipe de contenção via rádio, que logo se deslocou para o raio 2 e uma outra equipe para a quadra.

As equipes localizaram então o drone com um pacote contendo três aparelhos celulares e um carregador. Os objetos ilícitos foram encaminhados ao Núcleo de Inteligência da unidade.

Leia mais...
Foto: Secom MT
Foto: Secom MT

"Minha avaliação de tudo que observei é absolutamente positiva", afirma presidente do TJMT sobre nova estrutura da Penitenciária Central

Publicado em Segunda - 13 de Setembro de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

A comitiva do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), comandada pela presidente da Corte, a desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, além do desembargador Orlando Perri de Almeida, estiveram nesta segunda-feira (13.09) na Penitenciária Central do Estado (PCE) para acompanhar o andamento das obras de ampliação da unidade. A visita técnica foi guiada pelo secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Bustamante e pelo secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Carlos Gonçalves.

A presidente do TJMT destacou que “estamos aqui para observar todo o andamento e evolução das obras”. Na avaliação da magistrada, a estrutura atual é moderna e possui condições de ressocialização. “Eu conhecia a estrutura da PCE por dentro e por fora, isso foi há 20 anos, quando era presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso.


Leia mais...
Foto: Assessoria/Sesp-MT
Foto: Assessoria/Sesp-MT

Projeto de remição de pena por leitura é instituído em todas unidades penais de Mato Grosso

Publicado em Quarta - 08 de Setembro de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

O Núcleo de Educação nas Prisões (NEP) junto com a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), lançou nesta quarta-feira (08.09) o projeto estadual de leitura “LiteraLiberdade”.

Leia mais...
Foto: Assessoria/Sesp-MT
Foto: Assessoria/Sesp-MT

Recuperandos concluem trabalho de revitalização do campus da Unemat

Publicado em Sábado - 28 de Agosto de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Cerca de 30 recuperandos da Cadeia Pública de Barra do Bugres (169 km de Cuiabá) realizaram a revitalização do prédio do campus universitário deputado Estadual Renê Barbour. A ação faz parte de uma parceria desenvolvida com a universidade e a cadeia do município.

A obra de revitalização durou aproximadamente dois anos. No local, os reeducandos realizaram a reestruturação das calçadas, pintura e reparo de paredes e de toda a fachada da universidade, além da jardinagem nos canteiros e corte de árvores.

Leia mais...
Drone fazendo fiscalização - Foto: Polícia Penal
Drone fazendo fiscalização - Foto: Polícia Penal

PCE passa a usar drones apreendidos para monitorar atividades ilícitas extramuros

Publicado em Terça - 24 de Agosto de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Policiais penais da Penitenciária Central de Cuiabá passaram a adotar uma nova forma de realizar rondas e fiscalizações em torno da unidade. Além da vigia nas torres e por viatura, passaram a usar três drones apreendidos de criminosos para promover a segurança da unidade.

Leia mais...
Foto: Assessoria/Sesp-MT
Foto: Assessoria/Sesp-MT

Servidores do Socioeducativo passam por atualização durante Encontro de Gestores e Líderes

Publicado em Segunda - 23 de Agosto de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Quarenta gestores e líderes do Sistema Socioeducativo da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT) participam, nesta semana, do “Encontro de Gestores e Líderes do Sistema Socioeducativo”. A programação iniciou nesta segunda-feira (23.08) e vai até sexta-feira (27.08).

O evento é organizado pela Escola Estadual de Socioeducação e durante a semana serão abordados temas como: procedimento de gestão nas unidades socioeducativas; novos panoramas, novos rumos e novos desafios; ações de inteligência; trabalho em rede, entre outros assuntos.

Leia mais...
Foto: Ascom/Sesp
Foto: Ascom/Sesp

Fundação Nova Chance promove integração com empresas que contratam mão de obra de recuperandos

Publicado em Sábado - 21 de Agosto de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

A Fundação Nova Chance (Funac), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), está promovendo em agosto o “mês da ressocialização”. Nesta sexta-feira (20.08), a Funac realizou um momento de conversa com os tomadores de serviço, que são as empresas que empregam

Leia mais...
Sistema Penitenciário
Sistema Penitenciário

Presos fazem limpeza e desinfecção em três escolas públicas no Araguaia

Publicado em Sexta - 20 de Agosto de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Presos da Cadeia Pública de São Félix do Araguaia (1002 km a Nordeste) concluíram o mutirão de limpeza nas três escolas estaduais da cidade nesta quinta-feira (19.08), após quase duas semanas de trabalho. A direção das unidades escolares procurou o diretor da Cadeia Pública do município, Jackson Souza, para que os recuperandos pudessem fazer a limpeza das unidades.

“Era muito lixo, entulho. Foram seis caçambas de matagal apenas de uma escola. Havia duas cobras em meio ao colonhão. Ficamos cerca de 3 dias em cada escola, suspendemos o trabalho por uma semana e terminamos agora”, contou o diretor da Cadeia Pública.

A ação contou com apoio da Prefeitura Municipal de São Félix do Araguaia

Leia mais...
Visita da comitiva da OAB na PCE - Foto: Sesp
Visita da comitiva da OAB na PCE - Foto: Sesp

Comitiva da OAB vistoria obras de reforma em raios da Penitenciária Central

Publicado em Quinta - 29 de Julho de 2021 | por Redação TA c/ Sesp-MT

Uma comitiva da Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso (OAB/MT) visitou as obras na Penitenciária Central do Estado (PCE), que é uma das 64 em andamento nas 46 unidades penais do Estado. O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, mostrou para o grupo todas as mudanças na maior unidade do Estado que deve estar com sete raios reformados e prontos em dezembro de 2021.

A OAB/MT é uma das signatárias do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em maio de 2020 entre Governo de Mato Grosso, Tribunal de Justiça e Ministério Público para uma série de investimentos no sistema penitenciário de Mato Grosso.

“Estou impressionado. A estrutura, a organização e a construção dos novos raios vem ao encontro do que a Constituição determina de dar dignidade ao preso no cumprimento da pena. O Governo está de parabéns porque o sistema precisa ser aprimorado sempre.

Leia mais...