Notícias POLÍTICA
Servidor foi exonerado de cargo em comissão por assédio moral, diz TSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disse nesta quarta-feira (26), em nota à imprensa, que a exoneração do cargo em comissão de assessor de gabinete da Secretaria Judiciária do servidor Alexandre Gomes Machado “foi motivada por indicações de reiteradas práticas de assédio moral, inclusive por motivação política, que serão devidamente apuradas”.
Nenhum eleitor poderá ser preso a partir desta terça-feira
A partir desta terça-feira (25), nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, exceto em casos de “flagrante delito” ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável. Está também prevista prisão para pessoas que impeçam o direito de as pessoas transitarem livremente. As medidas valem até 48 horas após o segundo turno das eleições
Maioria do STF vota por manter resolução do TSE sobre fake news
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou hoje (25) por manter uma resolução que, na reta final do segundo turno, amplia os poderes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no combate à desinformação e às notícias falsas (fake news).
Deputados aprovam mensagem do governo que prevê crédito especial de R$ 15,9 milhões
Em sessão ordinária de quarta-feira (19), os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram, em segunda votação, o Projeto de Lei 780/2022, mensagem governamental 143/2022, que autoriza o governo do estado a abrir crédito especial de R$ 15,9 milhões, incluindo na Lei 11.666, de 10 de janeiro de 2022. O PL 780/2022 foi aprovado com uma abstenção do deputado Ulysses Moraes (PTB).
O artigo 1º diz que “fica o poder executivo autorizado a abrir crédito especial, incluindo no orçamento da Unidade Orçamentária 11.101 - Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão -, constante da lei 11.666. de janeiro de 2022, que estima a receita e fixa a despesa do Estado de Mato Grosso para exercício de 2022
Datafolha: Lula tem 49% no 2º turno, e Bolsonaro, 45%
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (19), encomendada pela Globo e pela "Folha de S.Paulo", aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 45%.
Assédio eleitoral é crime e será punido, diz presidente do TSE
Durante sessão do TSE, Moraes informou que se reuniu com representantes do Ministério Público Eleitoral (MPE) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) para tratar do combate ao assédio de empresas a funcionários para induzir o voto em determinados candidatos.
Ministro do STF autoriza transporte público gratuito no segundo turno
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso decidiu nesta terça-feira (18) que prefeituras e empresas de ônibus poderão oferecer transporte público gratuito no segundo turno das eleições, que será realizado no próximo dia 30.
Ipec: Lula tem 50% no 2º turno, e Bolsonaro, 43%
Pesquisa do Ipec divulgada nesta segunda-feira (17), encomendada pela Globo, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 50% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 43%.
Barranco chama de 'desastrosas' afirmações do governador sobre possível governo do PT em 2023
“Desastrosas”, assim classificou o presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), deputado Valdir Barranco, as recentes declarações do governador Mauro Mendes (DEM) de que o Brasil pode se tornar uma Venezuela caso Lula seja eleito presidente da República.
Mendes se refere à crise econômica e ao desemprego do país vizinho que mantinha um governo progressista, comandado por Nicolás Maduro, e que por erros administrativos não prosseguiu. Como Lula manteve proximidade com o país há época em que presidiu o Brasil por dois mandatos super bem avaliados, direitistas tentam atrelar sua volta ao poder a uma condução parecida com a do país vizinho, falácia eleitoreira.