Notícias POLÍTICA
Assembleia de Deus proíbe manifestação política na unidade
O presidente da Assembleia de Deus de Cuiabá e região, Pastor Silas Paulo de Souza, proibiu diretores, colaboradores e funcionários de ter qualquer manifestação política nas eleições deste ano. Os integrantes da unidade religiosa não poderão usar adesivos, bandeiras ou vestuário que faça alusão a qualquer candidato.
A ordem foi endereçada aos integrantes da Fundação Cantares de Salomão, da Sociedade Beneficente Evangélica (SBE), do Grande Templo e dos demais departamentos, conselhos e comissões pertencentes à organização da Assembleia de Deus.
“Não é permitida a manifestação de posicionamento político durante o horário de serviço, tanto nas dependências do local de trabalho quantos em atividades desempenhadas em outros ambientes em nome da entidade”, diz trecho do comunicado datado na quarta-feira (24).
MPE aciona TRE para barrar candidatura e campanha de Neri ao Senado
O Ministério Público Eleitoral (MPE) contestou o registro de candidatura do deputado federal Neri Geller (PP) ao Senado Federal nas eleições de 2022. Ele foi declarado inelegível por 8 anos por abuso de poder econômico durante julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (23).
O pedido de impugnação foi assinado pelo procurador Regional Eleitoral de Mato Grosso Erich Masson. No documento ele também solicita a suspensão de todos os atos de campanha, como o bloqueio do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, além do tempo de utilização do congressista na rádio e televisão.
MP Eleitoral já ajuizou 49 ações de impugnação ao registro de candidaturas em Mato Grosso
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) em Mato Grosso, órgão do Ministério Público (MP) Eleitoral, ajuizou 49 ações de impugnação ao registro de candidatura de candidatos em Mato Grosso. Os dados são de levantamento realizado até a última terça-feira (23).
Quintas do Bandeiras II recebe serviços de implantação de aduelas, manilhas e terraplanagem
Com o intuito de garantir uma trafegabilidade segura e moderna, a gestão Emanuel Pinheiro não tem medido esforços para atender os desejos dos moradores da zona rural. Na semana passada, a Prefeitura de Cuiabá iniciou a construção da travessia de concreto do loteamento Quintas do Bandeira II e o trabalho segue em ritmo acelerado.
MP pede que PF investigue deputado por divulgar informações falsas
A procuradora da República, Vanessa Cristhina Marconi Zago Ribeiro Scarmagnani, do Ministério Público Eleitoral (MPE), solcitou que a Polícia Federal (PF) investigue o deputado Ulysses Moraes (PTB), por divulgar informações falsas para atingir a deputada federal Rosa Neide (PT).
De acordo com o parecer apresentado no domingo (20), o MP Eleitoral afirma que ao divulgar um vídeo afirmando que Rosa Neide teria gastado R$ 612 mil de dinheiro público na campanha de 2018, Ulysses sabia que a informação era falsa e que buscou "induzir o eleitorado a acreditar que a candidata Rosa Neide gastou dinheiro público em sua campanha eleitoral, quando poderia com esse mesmo dinheiro ter aprovado projetos direcionados à área de educação".
Fecomércio-MT promove diálogo com candidatos ao Senado Federal e governo do estado
Para conhecer as propostas de governo e as ações parlamentares que serão realizadas em benefício do setor do comércio no estado, a Fecomércio-MT vai promover, nos dias 13 e 19 de setembro, um diálogo com candidatos ao Senado Federal por Mato Grosso e ao governo do estado, respectivamente.
TRE acolhe defesa de Ulysses Moraes e extingue ação do União Brasil, MPE não vê fake news em vídeo de deputado
O deputado estadual e candidato a federal, Ulysses Moraes saiu com vitória em cima do União Brasil, partido do governador Mauro Mendes, após o mesmo ingressar com uma ação por suposta propagação de Fake News em suas redes sociais.
O partido requereu na Justiça Eleitoral a retirada imediata do vídeo de circulação, assim como determinação para que o deputado não volte a publicar vídeos desta natureza. A acusação informou também que pelo fato de Ulysses Moraes ser candidato a deputado federal, a divulgação deste tipo de material se enquadraria como propaganda eleitoral fora do tempo.
Lúdio faz emenda à LDO para garantir RGA integral a todos os servidores da ativa e aposentados
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) apresentou, na sessão de quarta-feira (17), emenda ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para garantir o pagamento integral da Revisão Geral Anua (RGA) a todos os servidores de Mato Grosso, ativos e inativos, em 2023. A emenda apresentada por Lúdio prevê que a RGA seja no mínimo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2022, para repor as perdas inflacionárias do período.
“Essa emenda tem três objetivos. Um deles é garantir que aposentados e pensionistas também recebam RGA em 2023, já que a LDO enviada pelo governo não contempla os inativos. Também retirar as amarras que a Lei de Responsabilidade Fiscal estadual (LC 614) impôs, uma aberração na legislação de Mato Grosso que limita a receita corrente líquida que serve como base de cálculo para pagar a RGA.
Eleições 2022: treinamento de mesários é prioritariamente a distância
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu tornar prioritariamente a distância o treinamento dos mesários convocados para trabalhar nas Eleições 2022, consolidando mudanças que implementadas no pleito de 2020 em razão da pandemia.A regra agora, por exemplo, é o treinamento ocorrer preferencialmente por meio de um aplicativo de celular