Notícias POLÍTICA
TSE autoriza apoio da Força Federal para 561 municípios
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, autorizou o envio da Força Federal para reforçar a segurança em 561 localidades de 11 estados durante o primeiro turno das Eleições 2022. As decisões devem ser referendadas pelo plenário do TSE.
Projeto determina que documentos públicos estejam acessíveis às pessoas com deficiência visual
O Projeto de Lei 2132/22 determina que os documentos públicos impressos e na forma digital sejam disponibilizados em formato acessível às pessoas com deficiência visual, na forma do regulamento. Em análise na Câmara dos Deputados, o texto insere a medida na Lei de Acesso à Informação e na Política Nacional de Arquivos Públicos
Datafolha: Lula mantém 45%, e Bolsonaro oscila de 34% para 33%
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (15), encomendada pela Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo", mostra que o ex-presidente Lula (PT) tem 45% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 33%. Ciro Gomes (PDT) tem 8% e Simone Tebet (MDB) tem 5%.
TSE recebe prestação de contas dos candidatos às eleições
Os candidatos à Presidência da República e aos demais cargos em disputa nas eleições de outubro entregaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a prestação parcial de contas de campanha. O prazo estabelecido pela legislação terminou na terça-feira (13).
Ministério Público lança campanha de combate às fake news
Com o objetivo de conscientizar e alertar a população mato-grossense acerca das consequências causadas pela disseminação de fake news durante o período eleitoral, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso inicia, nesta quarta-feira (14), a divulgação da campanha informativa “Não caia em fake news” nas redes sociais e junto à imprensa.
Ipec: Lula passa de 44% para 46%, e Bolsonaro se mantém com 31%
Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (12), encomendada pela Globo, mostra o ex-presidente Lula (PT) com 46% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 31% na eleição para a Presidência da República em 2022.
Em relação ao levantamento anterior do Ipec, de 5 de setembro, Lula oscilou dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais para cima ou para baixo --antes, tinha 44%; Bolsonaro se manteve com o mesmo percentual de então.
Segundo o Ipec, o resultado indica um cenário de estabilidade na disputa.
Ciro Gomes (PDT) vem em seguida, com 7% das intenções. Na pesquisa anterior, ele tinha 8% --também uma oscilação dentro da margem de erro. Simone Tebet (MDB) se manteve com os 4% do Ipec da semana passada.
Lula liga para família de Benedito dos Santos para prestar solidariedade -lulista foi assassinado por bolsonarista
O candidato a presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou na manhã de sábado para a família de Benedito Cardoso dos Santos, 42 anos. Benedito eleitor declarado de Lula foi assassinado na quarta-feira (07), pelo bolsonarista Rafael Silva de Oliveira, na zona rural de Confresa.
Lula ligou para a deputada federal Professora Rosa Neide (PT) e para o presidente do PT-MT, deputado estadual Valdir Barranco, que conseguiram o contato do senhor Paulo, irmão de Benedito. “O presidente Lula entrou em contato e nos pediu para localizarmos a família do Benedito. Por meio dos companheiros do PT de Confresa conseguimos o contato do senhor Paulo, irmão de Benedito, que mora em Santana do Araguaia no Pará”.
Eleições 2022: desistências de candidaturas superam as de 2018
A um dia do prazo para que a Justiça Eleitoral julgue todos os registros de candidatura, o número de candidatos que desistiram da disputa nas Eleições 2022 chegou a 799, superando a quantidade de desistentes nas eleições gerais de 2018, quando 770 candidatos abandonaram a campanha.
Datafolha: Lula mantém 45%, e Bolsonaro passa de 32% para 34%
Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (9), encomendada pela Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo", mostra que o ex-presidente Lula (PT) tem 45% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 34%. Ciro Gomes (PDT) tem 7% e Simone Tebet (MDB) tem 5%.
Bolsonaro diz que vai inaugurar este ano Ferrovia Norte-Sul
O candidato à reeleição para a Presidência da República, Jair Bolsonaro (PL), destacou hoje (9) que o Brasil acordou para o uso do modal ferroviário em sua matriz de transportes e anunciou, para breve, a inauguração da Ferrovia Norte-Sul, ligando o Norte do país até o Sudeste e às demais regiões. Ele fez campanha em municípios do Maranhão e do Tocantins.
“Ainda no corrente ano, uma grande obra será inaugurada, a Ferrovia Norte-Sul. Que nasce no estado do Maranhão e, em grande parte, passa pelo Tocantins, Goiás e vai até o Rio de Janeiro. São 4,1 mil km de ferrovia. O Brasil despertou para o seu marco ferroviário. Coisas fantásticas temos feito por todo o Brasil. Mesmo com orçamento pequeno, porque temos teto de gastos, mas usando esse recurso de forma honesta, sobra dinheiro para muitas obras”, discursou Bolsonaro, na cidade de Araguatins (TO), já na divisa com o Pará, na região conhecida como Bico do Papagaio.