Notícias SAÚDE
Ação para zerar fila de cirurgias de quatro especialidades começa em setembro
Para o secretário Luiz Soares, com a execução do projeto Papa Fila, o município de Cuiabá, que recebe recursos para a média e alta complexidade do Ministério da Saúde, vai poder se organizar melhor a partir de abril. “Com essa situação, Cuiabá economizará dinheiro e ganhará fôlego administrativo para organizar melhor a sua lista de espera”, concluiu o secretário.
Zika age como HIV e ‘derruba’ sistema imune de gestantes, diz estudo
Após testes, eles observaram que a cepa africana diminuiu a imunidade em 10%, enquanto a cepa asiática foi ainda mais agressiva e suprimiu em 40% o sistema imunológico de gestantes.

Açúcar do leite materno protege bebês contra infecções, dizem cientistas
Segundo pesquisadores, trata-se do primeiro mapeamento sobre a atividade antibacteriana de carboidratos presentes no leite humano. O estudo é particularmente importante porque esses açúcares, ao contrário da maioria dos antibióticos, não são tóxicos.
MT Hemocentro promove campanha sobre a doação de componentes do sangue
Com o objetivo de estreitar os laços de afeto entre os doadores, promovendo a fidelização, o MT Hemocentro realiza o 1º Encontro de Doadores por Aférese do MT-Hemocentro: “Criando Afetos – Doando Aférese”. O evento é organizado pelo setor de captação de doadores em parceria com o doador de plaquetas e de hemácia dupla, Paulo César Machado Ribeiro. Ele é presidente da Associação Atlética Cuiabá Arsenal que viabilizará o custeio dos materiais, equipamentos, aluguel do local, entre outros itens, por meio de doações destinadas à Associação, sem custo algum para o MT-Hemocentro, a Secretaria de Estado de Saúde e ao Governo do Estado de Mato Grosso.
Em Mato Grosso, vacinação contra HPV continua disponível para adolescentes
Desde 2014, época da inclusão da vacina HPV no Calendário Nacional de Imunização, o Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, vem realizando ações voltadas para o alcance das metas de coberturas vacinais (80%) na população alvo. Para isso, estão sendo realizadas parcerias com as sociedades científicas e trabalho conjunto as igrejas, organizações não-governamentais e com a mídia.
Botelho intervém e governo assegura recursos para hospitais filantrópicos
A medida prevê o repasse de R$ 2,5 milhões por mês, nos próximos três meses, para ajudar no custeio dos hospitais: Santa Casa de Misericórdia, Santa Helena, Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis, Hospital de Câncer e Hospital Geral Universitário. Além disso, o governo e os hospitais vão trabalhar em um plano conjunto para zerar as filas por cirurgias.