Notícias SAÚDE
Mobilização alertará população no dia de luta contra a AIDS
O Dia Mundial da Luta Contra AIDS foi instituído com o objetivo de disseminar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e estimular novos compromissos com essa luta. Essa data também é dedicada à solidariedade, compreensão e compaixão com as pessoas infectadas pelo HIV, na luta contra a discriminação e preconceito que elas sofrem diariamente.
Métodos de coleta e testagem garantem segurança ao doador de sangue
Outro importante avanço é na testagem do sangue doado. Antes de chegar até quem precisa, o sangue passa por testes imuno-hematológicos, como a tipagem sanguínea, por exemplo, e por testes sorológicos capazes de identificar as seguintes infecções: HIV, HTLV I e II, hepatite B (HBV), hepatite C (HCV), sífilis e Chagas. Também é feito o Teste de Ácido Nucleico (NAT) para detectar HIV, HCV e HBV.

BNDES destina R$ 23 milhões a pesquisa de combate ao zika
A participação do BNDES no projeto da Fiocruz viabiliza a antecipação de resultados para a saúde pública, evitando maiores prejuízos à população, principalmente àquela em situação de maior vulnerabilidade social.
Hemocentro promove evento para agradecer parceiros e doadores fidelizados
Somente neste ano, foram distribuídas pelos hospitais públicos 23.842 mil bolsas de sangue. Ao todo, 10 mil doadores são considerados fidelizados. O MT Hemocentro realizou ainda 1.164 transfusões. Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma.
Mortalidade infantil continua em queda no Brasil
Em 1974, a morte das pessoas de mais de 65 anos representava 27,3% do total, quando o País ainda tinha uma população muito jovem. A partir de 2005, 52,4% dos óbitos registrados são da população idosa. Em 2015, este percentual alcança 58,1%.
Anvisa define regras para venda de medicamento à base de canabidiol
A norma estabelece também que laboratórios registrem os derivados em concentração de, no máximo, 30 mg de tetrahidrocannabinol (THC) por mililitro e 30 mg de canabidiol por mililitro. Os produtos que tiverem concentração maior do que a estabelecida continuam proibidos no País.
Repasses aos fundos municipais de saúde passam por pré-auditoria da CGE-MT
Também deve ser observado se o recurso foi executado dentro da pactuação feita entre Estado e município, conforme Blocos de Financiamento definidos pelo Governo Federal. Por exemplo, se a pactuação foi para o bloco “Vigilância em Saúde” o município não pode destinar o recurso para “Assistência Farmacêutica”.
Postos de saúde devem justificar não adesão ao prontuário eletrônico
Os gestores devem informar por meio de formulário do e-SUS as dificuldades para implantação do sistema. Para obter o documento de justificativa, o gestor municipal deve acessar o portal da Atenção Básica e migrar para o link e-SUS Atenção Básica.