Notícias SAÚDE
Mato Grosso confirma primeiro caso de coronavírus
Mato Grosso registrou o seu primeiro caso confirmado de coronavírus. A confirmação ocorreu na noite desta quinta-feira (19.03), após o Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) testar nova análise de um dos casos localizados em Cuiabá. No dia 16 de março, o paciente testou positivo para o Covid-19
Mato Grosso está apto a realizar exames para coronavírus
A medida é importante porque descentraliza o diagnóstico do coronavírus e agiliza os resultados. Agora, os testes que poderiam levar sete dias ou mais para obterem respostas, dependendo da região, serão confirmados em no máximo 72 horas.
Doação de sangue no MT Hemocentro será feita a partir de agendamento
A diretoria do MT Hemocentro, em cumprimento ao Decreto Governamental que determina medidas de prevenção ao risco de contaminação pelo coronavírus, remanejou a agenda de coleta interna e externa de doação de sangue. A partir desta semana, a unidade especializada passa a agendar as coletas.
Hospitais regionais e repartições essenciais receberão 200 mil litros de álcool clínico
O Governo do Estado irá distribuir 200 mil litros de álcool 70% (álcool hospitalar) para os hospitais regionais e repartições públicas que prestam serviços essenciais em Mato Grosso. O produto foi doado por empresas ligadas ao Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras (Sindalcool-MT).
Mato Grosso contabiliza 25 casos suspeitos de coronavírus
As ocorrências que levantam a suspeita do COVID-19 estão em Lucas do Rio Verde (1), Aripuanã (2), Araputanga (4), Cuiabá (6), Nova Xavantina (2), Rondonópolis (4), São José do Rio Claro (1), Sinop (1), Ipiranga do Norte (1), Campo Verde (1), Campo Novo do Parecis (1) e Cáceres (1).
Governo de Mato Grosso anuncia novas medidas para conter Coronavírus
O governador Mauro Mendes, juntamente com o Gabinete de Situação, anunciou mais uma série de medidas preventivas para conter o avanço do Coronavírus em Mato Grosso. As primeiras medidas, mais abrangentes, haviam sido publicadas na segunda-feira (16.03).
Prefeitura de Cuiabá suspende aulas na rede municipal e estuda plano para minimizar impactos da medida
O prefeito municipal de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, considerando às medidas de prevenção a disseminação ao Coronavírus e, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e do Comitê de Enfrentamento ao Covid 19, determinou a suspensão das aulas nas 164 unidades que compõem a rede pública municipal de Educação no período de 23 de março ao dia 5 de abril de 2020. As novas tratativas serão inseridas ao Decreto Municipal 7.839/2020.
A adoção da providência foi avaliada durante reunião realizada na tarde de hoje (17), com equipe técnica e secretários municipais.
Número de casos de coronavírus confirmados no Brasil sobe para 291
Após registrar a primeira morte pelo novo coronavírus (Covid-19) nesta terça-feira (17), a atualização do Ministério da Saúde registrou 291 casos, contra 234 identificados de segunda-feira. A maior diferença se deu nos casos suspeitos, que pularam de 2.064 para 8.819, quase quatro vezes.
Secretaria de Saúde de MT registra outros seis novos casos suspeitos de coronavírus
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, nesta segunda-feira (16.03), outros seis casos suspeitos de coronavírus em Mato Grosso. No total, são monitorados 15 casos suspeitos no estado, provenientes de sete municípios; ainda não há casos confirmados oficialmente pelo Estado, conforme sistema do Ministério da Saúde.
Os 15 pacientes apresentam sintomas relativos à doença respiratória e possuem histórico de viagem para locais onde há a circulação do novo vírus ou estabeleceram contato com casos suspeitos ou confirmados.
Entenda o que o decreto muda para os Servidores do Governo de Mato Grosso
O Decreto nº 407, assinado nesta segunda-feira (16.03) pelo governador Mauro Mendes, traz medidas que precisam ser seguidas pelos servidores públicos do Estado de Mato Grosso, no caso de contato com pessoas que foram contaminadas pelo coronavírus ou viajaram para locais com foco da doença.
O servidor com suspeita de contaminação pelo vírus, conforme o protocolo estabelecido pelas autoridades sanitárias, deverá comunicar o fato à chefia imediata, e passar a atuar pelo sistema de teletrabalho. Ele ficará afastado trabalhando da sua residência pelo prazo de 14 dias.