Notícias SAÚDE
Legislativo deve liberar até R$ 5 bilhões para combate ao coronavírus
Na comissão geral realizada nesta quarta-feira (11) na Câmara dos Deputados sobre a situação do novo coronavírus, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta defendeu a liberação R$ 5,1 bilhões do orçamento, oriundo de emendas da relatoria da casa. A demanda por mais verbas foi apoiada por diversos deputados presentes na comissão. O valor será utilizado na Atenção Primária e hospitalar para reforçar as ações contra o vírus.
Durante a sessão da comissão, parlamentares, especialistas e o Mandetta, chamaram a atenção para a sobrecarga que o sistema de saúde terá com a disseminação do Covid-19.
Lúdio Cabral faz audiência pública para discutir fila de 315 mil pessoas no SUS em MT
Mais de 315 mil pessoas estão na fila para realizar algum procedimento no Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. Enquanto isso, problemas e conflitos na regulação deixam diversos consultórios de especialidades e unidades de saúde operando abaixo da capacidade, como a Santa Casa de Cuiabá.
Mato Grosso descarta outros cinco casos suspeitos de coronavírus
A Secretaria de Saúde (SES-MT), por meio do Centro de Operações de Emergência em Saúde de Mato Grosso (COE-MT), registrou o descarte de cinco suspeitas de coronavírus no Estado. Os casos descartados nesta segunda-feira (09.03) passaram pela avaliação do laboratório nacional de referência e são dos municípios de Cuiabá (2), Glória D’Oeste (2) e Sorriso (1).
Mato Grosso tem um caso descartado para coronavírus
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do Centro de Operações de Emergência em Saúde de Mato Grosso (COE-MT), descartou uma suspeita de coronavírus em Cuiabá. O caso descartado apresentou resultado positivo para Influenza B. Atualmente, o Estado considera seis casos suspeitos do novo vírus.
Brasil registra 488 casos suspeitos de coronavírus
Nesta terça-feira (3), o subsecretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, anunciou que o Brasil registra 488 casos suspeitos do novo coronavírus. Também disse que 240 casos foram descartados. Até o momento, o Brasil confirmou dois casos do novo coronavírus.
Mato Grosso registra outros cinco casos suspeitos de coronavírus
No total, são monitorados oito casos suspeitos. Os pacientes apresentam sintomas relativos à doença respiratória e possuem histórico de viagem para países onde há a circulação do novo vírus. Os oito casos que levantam a suspeita estão em Glória D’Oeste (2), Alto Taquari (1), Sorriso (1), Cuiabá (2), Nova Mutum (1) e Sinop (1).
Mato Grosso registra três casos suspeitos de coronavírus
Três casos suspeitos de coronavírus foram notificados nesta sexta-feira (28), pelo Estado de Mato Grosso. A notificação ocorreu por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e o reconhecimento da suspeita foi realizado pelo Ministério da Saúde. Os casos começaram a ser registrados na última quarta-feira (26) e ainda são investigados pela equipe técnica.
Em Mato Grosso, os três casos que levantam a suspeita do COVID-19 estão em Glória D’Oeste (1), Alto Taquari (1) e Sorriso (1). Os pacientes apresentam sintomas relativos à doença respiratória e possuem histórico de viagem para países onde há a circulação do novo vírus. Os quadros clínicos encontram-se estáveis e sem complicações clínicas que exijam internações. Os casos estão em isolamento domiciliar e seguem monitorados diariamente pelos serviços de saúde local e pela SES.
América Latina está alerta após confirmação de coronavírus no Brasil
Após a confirmação do primeiro caso de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, países da América Latina reforçam medidas de controle e alertam populações. No Chile, foram registrados 260 casos suspeitos da doença até o momento, sem nenhuma confirmação.