Notícias SAÚDE
Brasil adota dose única da vacina contra febre amarela
Até esta quarta-feira (5), foram notificados cerca de 2 mil casos suspeitos de febre amarela silvestre. Desses, 450 continuam em investigação, 586 foram confirmados e 951 descartados. Do total, 282 evoluíram para óbito, sendo 190 confirmados, 49 em investigação e 43 descartados. Os últimos casos de febre amarela urbana ocorreram em 1942, no Acre.
Febre amarela: decisão sobre fracionamento de vacina pode sair hoje
A vacina contra a febre amarela usada pelo governo brasileiro é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz. Em situação normal, o laboratório fabrica, em média, de 2 mil a 4 mil doses mensais, mas, diante do surto, a atual produção gira em torno de 6 mil doses ao mês. Segundo a assessoria do ministério, há possibilidade de se chegar a uma capacidade máxima de produção de 9 mil doses mensais, mas isso implicaria a interrupção da produção de outras vacinas.
Consumo frequente de antibióticos favorece surgimento de pólipos
O estudo constata uma situação estatística, mas não estabelece uma relação de causa e efeito entre o consumo de antibióticos e o surgimento de pólipos. Mas esta relação teria uma "explicação biológica plausível", já que os antibióticos alteram a flora intestinal ao reduzir a quantidade e a diversidade das bactérias presentes.
Audiência com agentes de saúde mostra resultados dos trabalhos da Frente Parlamentar
Estiveram presentes à audiência, o presidente da Frente Parlamentar Mista do Congresso Federal, deputado federal Valtenir Pereira; a presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Mato Grosso, Dinorá Magalhães; o presidente do Conselho Regional da categoria, Domingos Antunes; o secretário de Saúde de Cáceres, Roger Pereira; além de sindicatos municipais e vereadores de diversas cidades.
Anvisa suspende lote falsificado de sibutramina Biomag 15 mg
A Anvisa também proibiu o comércio do produto Florsoll Desodorante Roll On Lavanda, fabricado pela empresa Gleismi Indústria de Cosméticos Ltda. A medida proibitiva foi motivada pela ausência de notificação ou registro sanitário.

Combate a infecções do Aedes tem reforço de R$ 135 milhões
Em 2017, até março, foram notificados 90.281 casos prováveis de dengue em todo o País, uma redução de 90% em relação ao mesmo período de 2016 (947.130).Também houve queda expressiva no número de óbitos. A redução foi de 97%, passando de 411 no ano passado para 11, em 2017.
CIEVS divulga boletim da dengue, zika e chikungunya em Cuiabá
“Com o aumento natural dos casos de zika e chikungunya, doenças que são de circulação recente e contra as quais a maior parte da população não tem imunidade, o diagnóstico clínico diferencial entre a dengue, zika e chikungunya deve ser criterioso, pois há sinais e sintomas comuns entre elas e com isso é possível uma margem de engano nessas notificações, que são corrigidas quando do fechamento dos casos”, destacou Moema Blatt.
Ministério distribuiu 1,3 milhão de testes rápidos contra a zika
A distribuição ocorrerá, de acordo com o ministério, conforme a demanda de cada estado: leva em consideração as taxas de incidência do zika, de prevalência da microcefalia e sua proporção de nascidos vivos.
Anvisa aprova medicamento para diabetes tipo 2
O medicamento, quando combinado com hipoglicemiantes orais, auxilia no controle glicêmico do paciente. O Xultophy atua em conjunto com outros hipoglicemiantes orais quando estes não fornecem o controle glicêmico adequado.