Notícias SAÚDE
Ministério da Saúde amplia público-alvo de seis vacinas
Em 2017, para as crianças, há ampliação da oferta da vacina tetra viral, passando a ser administrada de 15 meses até quatro anos de idade. Antes era administrada na faixa etária de 15 meses a menor de dois anos de idade. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda a vacinação das crianças com a tríplice viral (sarampo, Caxumba e rubéola) aos 12 meses de idade (primeira dose) e aos 15 meses com a tetra viral (segunda dose com a varicela).
Ministério anuncia ampliação do público-alvo de 6 vacinas; veja o que mudou
Atualmente são oferecidas gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) 19 vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Proporção de malformações em bebês é 20 vezes maior entre mães que tiveram zika, mostra estudo americano
"Esses dados demonstram a importância da vigilância baseada na população para a interpretação de números sobre defeitos congênitos potencialmente relacionados com a infecção pelo vírus da zika", diz o Relatório Semanal de Morbidade e Mortalidade do órgão de saúde americano, onde foi divulgada a pesquisa.
Avanços nos tratamentos elevam chances de cura de câncer de mama a 95%
Felizmente, nas duas últimas décadas a medicina desenvolveu medicamentos com anticorpos específicos para o bloqueio do HER2, chamados de transtuzumab e pertuzumab. Nomes complicados à parte, eles combatem as células com HER2 sem permitir que elas se proliferem, de acordo com Paula Saab, da SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia). A utilização desses remédios pode se dar em conjunto ou individualmente, depois de uma análise da situação de cada paciente.
Perda de paladar e olfato pode ser sinal de risco!
O diagnóstico é realizado através de perguntas e exames, como tomografia, que mostra as alterações nos seios da face ou partes do cérebro. O tratamento depende da causa específica, por isso é importante procurar um especialista o mais rápido possível.