Notícias CULTURA
Dia 22 tem Contação de História para crianças no Zulmira Canavarros
Contação de História encerra a temporada do projeto Filhos do Cerrado que já apresentou Cabeçasodoletas.com, do grupo Comadança, e Mel de Melão do grupo Monofoliar. Segundo Poliana Queiroz o objetivo é manter o projeto por longas temporadas. As próximas já estão previstas para os meses de agosto e outubro de 2017. “ Vamos preparar algo lúdico, divertido, especial para que a criança tenha sempre a alegria de estar no teatro”, disse Queiroz.
Cavalhada movimenta município de Poconé neste domingo
Originalmente, a Cavalhada simula a disputa entre povos cristãos e muçulmanos para a consolidação do Cristianismo durante a Idade Média. São 12 cavaleiros de cada lado, entre eles um mantenedor, um embaixador e 10 soldados. A disputa começa com o rapto da rainha moura pelos cristãos. Se na encenação quem ganha sempre são os cristãos, nas provas ou “corridas”, que valem pontos, cada cavaleiro pode ajudar a equipe a vencer. No final, bandeiras brancas são estendidas em pedido de paz. Os mouros são rendidos e se convertem à religião cristã.
Fisk Idol une música e solidariedade no Zulmira Canavarros
O coordenador do evento, Weverson Faleiros, disse que o Fisk Idol é inspirado no formato de um reality show norte-americano. Os alunos se inscrevem para cantar em inglês ou espanhol e passam por um processo seletivo. Os classificados ensaiam durante as audições que acontecem nos meses que antecedem o evento. No dia do evento, os alunos apresentarão as canções ensaiadas e serão avaliados por um corpo de jurados formado por profissionais de música. O desempenho dos alunos no evento valerá como nota da última avaliação oral neste semestre.
Grupo de Barra do Garças vence a segunda etapa do Festival em Araguaiana
O Festival prossegue com mais duas etapas classificatórias, sendo a próxima em Porto Alegre do Norte (09/06 e 10/06) e, em seguida, em Bom Jesus do Araguaia (16/06 e 17/06). A final será em General Carneiro entre os dias 30/06 e 02/07, onde serão premiadas as cinco melhores equipes. O melhor grupo representará Mato Grosso no Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas.
Festival Mato-grossense de Quadrilhas prossegue com etapa em Araguaiana
Realizado há quase duas décadas, o Festival começou em Serra Nova Dourada e hoje já faz parte do calendário cultural de Mato Grosso. Além de manter viva uma tradição enraizada nas comunidades, a competição de quadrilhas em municípios diversos movimenta setores importantes para a economia, como o turismo e o comércio. Entre os objetivos do evento, estão manter viva a cultura junina e fazer com que ela sobreviva por gerações.