Notícias CULTURA
Governo de Mato Grosso prorroga prazo de execução dos projetos aprovados na Lei Aldir Blanc
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), alterou o cronograma dos editais estaduais da Lei Aldir Blanc. Com o termo de prorrogação publicado no site da Secretaria, o prazo para execução e prestação de contas das propostas selecionadas passa a ser de 180 dias a contar da data do repasse dos recursos.
Pelo cronograma inicial, a maioria dos proponentes tinha até o dia 30 de abril para executar seus projetos e mais 30 dias para prestar contas. Agora, a data limite para execução das atividades passa ser final de julho
Documentário e lives dão visibilidade à identidade cultural do Quilombo Pita Canudo
A voz e a história dos quilombolas e seus quintais serão reverberadas com a produção de um documentário selecionado no edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Em fase de edição e finalização, o projeto Quintais quilombola: memória e identidade cultural do Quilombo Pita Canudo programou ainda uma série de lives que terão início neste fim de semana.
Arquivo Público disponibiliza documentos históricos online; mais de 18 mil estão para download
De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, o AtoM auxiliará na preservação da história e na difusão dos documentos custodiados pela Seplag. “A atual administração prima pela difusão e preservação da nossa história e essa ferramenta é fundamental para darmos visibilidade ao acervo e democratizar o acesso a ele”.
Atualmente o Arquivo Público possui 18.599 registros digitalizados, divididos em dez conjuntos históricos, totalmente disponíveis para o download, descritos e revisados pelos profissionais da instituição.
Entre os documentos estão a três fortificações da capitania de Mato Grosso 1768-1822, reconhecidos em 2018, pelo programa Memória do Mundo da UNESCO.
Governo lança plataforma para solicitação de auxílio emergencial da cultura nesta quinta-feira (10)
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), dará início ao cadastramento dos profissionais do setor cultural para acesso direto à renda emergencial, uma das ações previstas na Lei Aldir Blanc. O lançamento da plataforma de cadastro será nesta quinta-feira (10.09), às 15h30, em evento que contará com a participação do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes.
“É com muita responsabilidade e transparência que abriremos o cadastramento dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura. Por meio deste cadastro, parte dos recursos da Lei Aldir Blanc irá diretamente aos profissionais, incluindo artistas, produtores e técnicos das mais diversas áreas.
Regulamentação da Lei Aldir Blanc indica valores destinados ao Estado e municípios
A regulamentação da Lei Aldir Blanc, que dispõe sobre as ações emergenciais destinadas ao setor cultural durante a pandemia, determina também os recursos que serão repassados aos Estados, Distrito Federal e municípios. O anexo III, do decreto federal 10.464/2020, informa os valores exatos que serão destinados para execução das ações da Lei de Emergência Cultural em de cada ente federativo.
Para Mato Grosso serão destinados quase R$ 52 milhões, sendo metade para execução de ações do Estado e outra metade, dos municípios.
Parque Natalino: Conheça o percurso completo da Arena Encantada
Até o dia 5 de janeiro, a Arena Pantanal se transforma na Arena Encantada, um espetacular parque natalino aberto à visitação todos os dias, sempre das 18h às 23h. A entrada é um quilo de alimento não perecível por família e os alimentos sugeridos são arroz, feijão, açúcar, café, macarrão, óleo, leite longa vida e panetone.
Com instalações interativas, o circuito de atrações conta com a Casa do Papai Noel, Presépio, Floresta Encantada, Vila dos Doces e Vila das Fadas e Duendes. No entorno da arena, o público poderá desfrutar de uma infraestrutura gastronômica completa, na praça de alimentação.