Notícias CULTURA
Agência responsável por projeção nacional de atriz mato-grossense realiza seletiva em Mato Grosso
Quem planeja seguir carreira de modelo, ator, atriz, youtuber, cantor ou cantora pode participar de uma seleção realizada de forma virtual pela Four Models, sob o comando da renomada Marla Drebes, na terça-feira (29), às 19h - horário de Mato Grosso, e 20h - horário de Brasília.
Marla Drebes está há mais de 30 anos no mercado, e é uma das empresárias mais respeitadas do país no mundo artístico e da moda, ela foi a primeira brasileira a descobrir e projetar uma top model made in Brasil, Shirley Mallmann, lançada em janeiro de 1995.
Terceira edição de livro de Polícia Judiciária tem autoria de cinco delegadas de Mato Grosso
Em breve mais uma literatura jurídica será lançada pela Umanos Editora, trazendo o volume 03 do livro "Tratado Contemporâneo de Polícia Judiciária". Nesta terceira edição, a obra é escrita por 32 delegadas de polícia brasileiras, sendo cinco delas pertencentes à Polícia Civil do Estado de Mato Grosso.
As cinco delegadas de polícia de Mato Grosso atuam ou já atuaram nas unidades policiais especializadas de defesa da mulher, onde diariamente vivenciaram rotinas de diferentes tipos de violências praticadas contra vítimas do gênero feminino.
Governo de Mato Grosso prorroga prazo de execução dos projetos aprovados na Lei Aldir Blanc
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), alterou o cronograma dos editais estaduais da Lei Aldir Blanc. Com o termo de prorrogação publicado no site da Secretaria, o prazo para execução e prestação de contas das propostas selecionadas passa a ser de 180 dias a contar da data do repasse dos recursos.
Pelo cronograma inicial, a maioria dos proponentes tinha até o dia 30 de abril para executar seus projetos e mais 30 dias para prestar contas. Agora, a data limite para execução das atividades passa ser final de julho
Documentário e lives dão visibilidade à identidade cultural do Quilombo Pita Canudo
A voz e a história dos quilombolas e seus quintais serão reverberadas com a produção de um documentário selecionado no edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Em fase de edição e finalização, o projeto Quintais quilombola: memória e identidade cultural do Quilombo Pita Canudo programou ainda uma série de lives que terão início neste fim de semana.
Arquivo Público disponibiliza documentos históricos online; mais de 18 mil estão para download
De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, o AtoM auxiliará na preservação da história e na difusão dos documentos custodiados pela Seplag. “A atual administração prima pela difusão e preservação da nossa história e essa ferramenta é fundamental para darmos visibilidade ao acervo e democratizar o acesso a ele”.
Atualmente o Arquivo Público possui 18.599 registros digitalizados, divididos em dez conjuntos históricos, totalmente disponíveis para o download, descritos e revisados pelos profissionais da instituição.
Entre os documentos estão a três fortificações da capitania de Mato Grosso 1768-1822, reconhecidos em 2018, pelo programa Memória do Mundo da UNESCO.
Governo lança plataforma para solicitação de auxílio emergencial da cultura nesta quinta-feira (10)
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), dará início ao cadastramento dos profissionais do setor cultural para acesso direto à renda emergencial, uma das ações previstas na Lei Aldir Blanc. O lançamento da plataforma de cadastro será nesta quinta-feira (10.09), às 15h30, em evento que contará com a participação do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes.
“É com muita responsabilidade e transparência que abriremos o cadastramento dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura. Por meio deste cadastro, parte dos recursos da Lei Aldir Blanc irá diretamente aos profissionais, incluindo artistas, produtores e técnicos das mais diversas áreas.
Regulamentação da Lei Aldir Blanc indica valores destinados ao Estado e municípios
A regulamentação da Lei Aldir Blanc, que dispõe sobre as ações emergenciais destinadas ao setor cultural durante a pandemia, determina também os recursos que serão repassados aos Estados, Distrito Federal e municípios. O anexo III, do decreto federal 10.464/2020, informa os valores exatos que serão destinados para execução das ações da Lei de Emergência Cultural em de cada ente federativo.
Para Mato Grosso serão destinados quase R$ 52 milhões, sendo metade para execução de ações do Estado e outra metade, dos municípios.