Notícias CIDADANIA
ALMT promove debate sobre serviço de acolhimento de crianças e adolescentes
“Atualmente, o acolhimento de crianças e adolescentes é feito em instituições. No entanto, a Ampara defende a implantação da modalidade Família Acolhedora, que é menos traumática e traz mais benefícios a eles. Na instituição, eles são acompanhados por profissionais, que se revezam em plantões. Já em uma família, eles têm a convivência diária com as mesmas pessoas e recebem carinho e afeto, que contribuem para o seu desenvolvimento”, afirma.
Estudantes de MT tomam posse hoje no 'Parlamento Mirim'
Durante o mandato de dois anos, os deputados mirins participam de atividades dentro e fora da Assembleia Legislativa, como: palestras sobre o funcionamento do Legislativo e o papel do deputado, participam das sessões ordinárias e especiais do Parlamento Mirim, acompanham, ocasionalmente, um deputado em suas atividades parlamentares, apresentam seu projeto de lei e buscam desenvolvê-lo ao longo de seu mandato, além de visitar Brasília, conhecendo o Congresso Nacional.
AL é a primeira instituição pública a receber estagiárias com síndrome de Down
O projeto é uma iniciativa da Procuradoria da Casa em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (Ciee). O supervisor da Unidade do Ciee em MT, Emerson Carvalho, explica que este público com deficiência encontra dificuldade de ser inserido no mercado de trabalho e a iniciativa da Assembleia não é apenas uma ferramenta de emprego, mas também uma ação social e um programa de treinamento que ainda traz renda para a família destes jovens.
Dia Mundial da Infância é celebrado nesta terça-feira (21)
O ponto central do programa é a visita domiciliar. Técnicos capacitados vão até as casas das famílias para mostrar aos pais a maneira correta de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros mil dias de vida.
A MTMama e a Sala da Mulher realizam IV Marcha Rosa
Mtmamma - É uma entidade de apoio que sobrevive com a contribuição de associados, doadores e da parceria com a sociedade civil para levar informação, carinho e assistência às pessoas em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama. O trabalho é feito por voluntários, associados ou não à entidade. Atualmente, a MTmamma tem mais de 100 assistidas e cerca de 150 voluntários.
Comissão de Cidadania da ALMT aprova o Cartão Acessibilidade
De acordo com os números oficiais mais recentes do IBGE sobre o assunto – levantados em 2015, em parceria com o Ministério da Saúde – pelo menos 6,2% da população brasileira têm algum tipo de deficiência. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) considerou quatro tipos de deficiências: auditiva, visual, física e intelectual.
Mais de 800 pessoas são atendidas em São José dos Quatro Marcos no primeiro dia
Para as consultas e exames mais complexos, um corpo clínico de cinco médicos (entre eles o retinólogo) faz o atendimento da população. A coordenadora de Saúde da Caravana da Transformação, Simone Balena, lembra que muitos pacientes regulados já chegam com diagnóstico de catarata no evento, mas ainda assim, é necessário realizar estes procedimentos, pois o paciente pode chegar sem um destes exames, o que pode comprometer a precisão do diagnóstico.