Publicado em Terça - 29 de Junho de 2021 | por Redação TA c/ Secom-VG

Secretaria de Meio Ambiente e BRF realizam limpeza nas margens do Rio Cuiabá

Durante a ação, foram coletados uma grande quantidade de sacolas de plásticos, garrafas pet, garrafas de vidros, papelão e latinhas de refrigerantes, dentre outros tipos de embalagens descartadas pelas pessoas, bem como pelos moradores da própria localidade.

Leia mais...

Foto: PMMT
Foto: PMMT

Batalhão Ambiental e Corpo de Bombeiros resgatam jaguatirica em Várzea Grande

Publicado em Domingo - 27 de Junho de 2021 | por Redação TA c/ PM-MT

Equipes do Batalhão de Proteção Ambiental, do 4º BPM e do Corpo de Bombeiros resgataram na manhã deste domingo (27.06) uma jaguatirica, no bairro Terra Nova II, em Várzea Grande. Os moradores perceberam que o animal estava em uma árvore no quintal da casa e acionaram a PM e o Corpo de Bombeiros.

Leia mais...
Foto: Christiano Antonucci|Secom-MT
Foto: Christiano Antonucci|Secom-MT

Pilotos agrícolas são treinados para auxiliar no combate aos incêndios no Pantanal

Publicado em Sábado - 26 de Junho de 2021 | por Redação TA c/ Secom-MT

O Governo de Mato Grosso, por meio o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) iniciou nesta sexta-feira (25.06), em Santo Antônio de Leverger (distante a 35 km de Cuiabá) a capacitação de 80 pilotos agrícolas de diversas regiões do Estado sobre o uso de aeronaves na aplicação de retardantes na vegetação.

Leia mais...

Mato Grosso lidera com mais oito estados ações contra desmatamento ilegal

Publicado em Quinta - 24 de Junho de 2021 | por Redação TA c/ Sema-MT

Mato Grosso planeja, junto aos outros oito Estados da Amazônia Legal, ações para prevenir e combater o desmatamento ilegal, os incêndios florestais, e projetos de pagamento da redução das emissões de carbono. Os temas foram tratados em reunião em Brasília nesta quarta-feira e quinta-feira (23 e 24)

Leia mais...

Lagoa do Jacaré, no bairro Cristo Rei, recebe mutirão de limpeza

Publicado em Quarta - 23 de Junho de 2021 | por Redação TA c/ Secom-VG

Considerada uma área de preservação ambiental, a Lagoa do Jacaré - localizada na região do grande Cristo Rei - tem sofrido com a falta de conscientização de pessoas e empresas que realizam descarte de resíduos sólidos nas margens da lagoa, causando a poluição e degradação do local

Seguindo todos os protocolos de segurança à Covid-19, foi executada, neste fim de semana, uma força-tarefa envolvendo equipes das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Secretaria de Educação, Esporte, Lazer e Turismo, Rotary Clube, além de voluntários, que atuaram em diversos pontos da lagoa.

Leia mais...
Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT
Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT

Estado inicia construção de aceiros no entorno da área urbana que receberá obra do Jardim Botânico

Publicado em Sexta - 18 de Junho de 2021 | por Redação TA c/ Sema-MT

Uma ação integrada entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT) e Batalhão de Emergências Ambientais, iniciou nesta quinta-feira (17.06) a construção de aceiros mecânicos para prevenir o surgimento de focos de incêndio no entorno da área onde está prevista a construção do Jardim Botânico de Mato Grosso.

A retirada de vegetação é feita com maquinário pesado, sem uso do fogo. Conforme a secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, o Estado está desempenhando o importante papel de investir na prevenção com aceiros em vários pontos estratégicos do estado, incluindo o Pantanal, e a Transpantaneira.

Leia mais...
Foto: Michel Alvim - SECOM/MT
Foto: Michel Alvim - SECOM/MT

Corpo de Bombeiros e Sema iniciam construção de aceiros mecânicos no Parque Encontro das Águas

Publicado em Quinta - 17 de Junho de 2021 | por Redação TA c/ Secom-MT

O Corpo de Bombeiros Militares (CBM-MT) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) iniciaram na última quarta-feira (16.06) a construção de aceiros na região do Parque Encontro das Águas, localizado no Pantanal mato-grossense, em Poconé (104 km distante de Cuiabá).

Leia mais...
Foto: Povo Myky - Arte: Ascom/MPF-MT
Foto: Povo Myky - Arte: Ascom/MPF-MT

MPF ajuíza ação civil para que Funai e União prossigam com o processo de demarcação da TI Menkü (MT)

Publicado em Quinta - 17 de Junho de 2021 | por Assessoria MPF

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública (ACP) contra a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a União, com pedido de tutela provisória de urgência, para que seja dado imediato prosseguimento no processo administrativo de demarcação da Terra Indígena Menkü, do povo Myky. Na ação, o MPF pede também que os autos devem ser encaminhados ao ministro de Estado de Justiça e Segurança Pública, com a continuidade das demais fases previstas no Decreto nº 1775/96.

O ajuizamento da ACP tem como base o Inquérito Civil nº 1.20.006.000014/2017-814, que objetiva acompanhar o procedimento de revisão de limites da Terra Indígena Menkü, conduzido pela Funai, assim como o andamento de processos judiciais relacionados ao caso.

Leia mais...
Fiscalização de empreendimentos irregulares no Coxipó do Ouro - Foto: Sema-MT
Fiscalização de empreendimentos irregulares no Coxipó do Ouro - Foto: Sema-MT

Operação da Sema-MT embarga mais sete loteamentos do Coxipó do Ouro

Publicado em Terça - 15 de Junho de 2021 | por Redação TA c/ Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) embargou mais sete emprendimentos e apreendeu uma máquina retroescavadeira na segunda etapa de fiscalização nos loteamentos do Coxipó do Ouro, em Cuiabá. A Coordenadoria de Fiscalização de Empreendimentos da Sema-MT teve o apoio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) para a ação, que ocorreu nos dias 20 e 21 de maio.

Os empreendimentos foram autuados por supressão vegetal sem autorização, intervenções em Área de Preservação Permanente, aterramento de curso d'água, corte de morro para abertura de vias de acesso, e até mesmo instalação de uma porta de madeira na margem do Rio Coxipó.

Leia mais...
Teste com retardante para combater incêndios no Pantanal - Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
Teste com retardante para combater incêndios no Pantanal - Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Corpo de Bombeiros e Sema iniciam queimas prescritas e aceiros no Parque Encontro das Águas, no Pantanal

Publicado em Terça - 15 de Junho de 2021 | por Redação TA c/ Sema-MT

Como forma de prevenir os grandes incêndios florestais no Pantanal mato-grossense, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM-MT) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) vão realizar, entre os dias 15, 16 e 17 de junho, análises das áreas

Leia mais...