Notícias MEIO AMBIENTE
Sema-MT recebeu 825 animais silvestres para tratamento e soltura no último ano
A Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) recebeu 825 animais silvestres, em 2022, para tratamento e soltura no ambiente natural. Estes animais são provenientes de ações de fiscalização de animais, resgates de atropelamentos ou outro dano à saúde animal
Sede da Sema em Cuiabá será dedetizada e expediente fica suspenso nesta sexta-feira
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) informa que fará a dedetização do prédio da sede em Cuiabá, nesta sexta-feira (30/12). Por isso, não haverá expediente na repartição. O atendimento ao público retorna na segunda-feira (02/01).
As atividades essenciais oferecidas pela Sema, como as operações de fiscalização ambiental em campo e o recebimento de processos e documentos por meio dos sistemas eletrônicos, permanecem funcionando normalmente. As regionais, que atendem ao interior do Estado, mantêm a assistência ao cidadão em regime de escala.
O cidadão, que precisar de informações sobre o SIGA Hídrico, poderá entrar em contato pelo telefone (65) 98472-5562.
Operação ambiental fiscaliza madeireiras e apreende caminhão carregado com toras
Uma operação conjunta entre a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e o Ibama, realizada na última semana na região noroeste de Mato Grosso, resultou na apreensão de um caminhão carregado com toras de madeira e uma arma de fogo. A operação foi realizada entre os dias 18 e 23 de dezembro
Governo investiu R$180 milhões no combate aos crimes ambientais em Mato Grosso
Nos quatro anos de gestão do governador Mauro Mendes foram investidos R$ 180 milhões na prevenção e combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). O montante foi usado para aquisições, contratações, e insumos para operações ambientais em todo o território estadual.
Com o aumento de recursos investidos, Mato Grosso avança na redução do desmatamento ilegal. No último ano, a queda foi de 13,8%, em comparação com o período de 2019/2020, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. A redução está acima da média nacional, que é de 11%.
Sema promove recuperação de nascente e plantio de espécies nativas na comunidade Baía do Campo
A Sema-MT, por meio do Projeto de Educação Ambiental na Agricultura Familiar, em parceria com o Juizado Volante Especial (Juvam), realiza a recuperação de uma nascente de água localizada na comunidade Baía do Campo, do Assentamento Santa Filomena, na zona rural de Poconé (104 km de Cuiabá).
Incêndios florestais aumentam na Amazônia após novo Código Florestal
O crescimento contínuo das queimadas em Boca do Acre, no Amazonas, passou de 66% em 2012, ano de aprovação do novo Código Florestal, para 88% em 2019, revela pesquisa feita por cientistas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) em parceria com instituições nacionais e internacionais
Mato Grosso contribui com 62% do território preservado enquanto meta da COP15 é 30%
O principal ponto levantado durante a COP 15 (15ª edição da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica), realizada em Montreal, no Canadá, como medida para manter a biodiversidade do planeta, é que os estados subnacionais preservem e recomponham áreas.
Sema-MT licencia 1ª garimpo com máquina de apuração de ouro sem mercúrio do país
Está em fase de instalação em Poconé (104 km de Cuiabá) um garimpo que utiliza uma máquina com um sistema de apuração de ouro sem o uso de mercúrio. A iniciativa recebeu as licenças Prévia (LP) e de Instalação (LI) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e atende ao protocolo mundial de redução do uso do mercúrio.
Sema apresenta plano ambiental do reservatório de PCH no rio Juruena
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e a empresa Amaggi realizaram, na terça-feira (13.12), a Audiência Pública de apresentação do Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial (Pacuera) da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Jesuíta, localizada no Rio Juruena
Cerrado registra aumento no desmatamento de 25% neste ano
O desmatamento no Cerrado aumentou 25,29% no período de agosto de 2021 a julho de 2022. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), unidade vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Ao todo, uma área de 10.688,73 km² foi desmatada.
Em 2021, a área em que houve supressão de vegetação nativa foi de 8.531,44 km². Os maiores percentuais de desmatamento foram registrados no Maranhão (26,51%), no Tocantins (19,9%) e na Bahia (13,36%).
Os dados foram verificados pelo Projeto de Monitoramento do Cerrado (Prodes), que mapeia a área das 126 órbitas/ponto da série Landsat que recobrem o bioma Cerrado. O programa identifica e quantificar as áreas maiores que 1 hectare onde a vegetação nativa foi suprimida, independente da utilização subsequente dessas regiões.