Notícias MEIO AMBIENTE
Ação integrada prende quadrilha por crimes contra o meio ambiente e apreende armas
Uma ação integrada entre policiais militares da Rotam, Força Tática e agentes de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente prenderam quatro homens, de 29, 41, 51 e 44 anos, por crimes contra o meio ambiente, em uma propriedade rural localizada no município de Cotriguaçu (956 km de Cuiabá).
Ação integrada combate caça e pesca predatória na zona rural de Santa Terezinha
Quatro pessoas envolvidas em crimes ambientais foram presas em flagrante em uma ação conjunta realizada pela Polícia Civil e Polícia Militar, no domingo (17.07), na zona rural de Santa Terezinha (1.312 km a nordeste de Cuiabá). Os trabalhos resultaram na apreensão de mais de 68 quilos de pescado irregular e cinco tartarugas.
Batalhão Ambiental da PM apreende 45 quilos de pescado irregular durante fiscalização
Policiais militares do Batalhão Ambiental realizaram a apreensão de 45 quilos de pescado que estavam sendo transportados irregularmente, na noite desta sexta-feira (15.07), em Santo Antônio do Leverger. Na ação, um homem de 54 anos foi conduzido para a Delegacia. Por volta das 21 horas, durante fiscalização na rodovia MT-040
Batalhão Ambiental prende dupla e apreende motosserras em Colniza
O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) prendeu duas pessoas e apreendeu cinco motosserras e 110 litros de combustível, durante deflagração da Operação Flora Hot Spot 2022, no combate ao desmatamento ilegal. A ação ocorreu em uma propriedade rural, localizada no município de Colniza (1.037 km de Cuiabá)
Polícia Civil e Sema deflagram operação de fiscalização da pesca predatória
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizam uma operação de fiscalização com o objetivo de combater a pesca predatória na região metropolitana. A operação foi deflagrada na segunda-feira (11.07) e segue até o dia 20 de julho.
Meteorologia emite alerta de tempo seco em grande parte do país
Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Distrito Federal e áreas de Mato Grosso do Sul, oeste da Bahia e de Minas Gerais, sul do Pará e leste de Rondônia são regiões onde predomina uma massa continental de ar seco, que atua bloqueando a chegada dos sistemas de chuva vindos do Norte, Sul ou litoral.
Sema-MT flagra garimpo ilegal em Unidade de Conservação e impede dano ambiental
A fiscalização ambiental flagrou a extração ilegal de minério na Área de Proteção Ambiental (APA) Nascentes do Rio Paraguai, localizada entre Alto Paraguai e Diamantino, conduziu duas pessoas para a delegacia e impediu a continuidade do dano ambiental. A Operação foi realizada, entre esta quarta (29) e quinta-feira (30), pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUCO) e gerência do Parque e Polícia Militar (PMMT).
Na área fiscalizada, foi localizada uma espingarda, com nove munições intactas e uma deflagrada, no interior de um barraco que servia de moradia temporária para os infratores.
Governo de MT forma 230 brigadistas comunitários para prevenção e combate ao fogo
Mais quatro turmas de brigadistas comunitários se formaram por meio do projeto de educação ambiental do Governo de Mato Grosso, que atua nas comunidades promovendo instruções sobre primeiros-socorros, prevenção e combate ao fogo. No total, nove cursos foram ministrados, com a formação de 230 brigadistas em 2022.
A ação antecede o período proibitivo do fogo, que tem início em 1º de julho deste ano. As formaturas, que foram realizadas no último fim de semana (25 e 26.06), de forma simultânea em quatro comunidades de diferentes municípios do Estado, capacitou 80 moradores, que receberam um certificado de formação com carga horária de 24 horas.
Corpo de Bombeiros abre processo seletivo para contratação de 180 brigadistas florestais
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMTM) publicou nesta segunda-feira (27.06) o edital do processo seletivo para contratação de 180 brigadistas temporários para as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais. Os interessados podem realizar as inscrições de forma gratuita entre os dias 28 e 30 de junho
Pichações do CV perdem espaço para sensibilização ambiental
Em Itiquira, município distante 363 Km de Cuiabá, o Ministério Público solicitou à Prefeitura Municipal que pichações do Comando Vermelho fossem substituídas por mensagens de estímulo à proteção da natureza. A proposta visa combater as ações simbólicas do crime organizado e, ao mesmo tempo, promover a conscientização ambiental.
Citações de Manoel de Barros, Leonardo da Vinci, Rachel Carson, Mahatma Gandhi, Martinho Lutero, Maire Cure, Henry David Thoreau, entre outros, passaram a ocupar posições de destaques em muros da cidade.