Notícias MEIO AMBIENTE
Sema apreende 180 kg de pescado ilegal em Confresa e Santa Terezinha
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em ação conjunta com a Polícia Militar, apreendeu 180 kg de pescado ilegal e diversos petrechos proibidos em duas operações contra a pesca predatória, realizadas em Confresa e Santa Terezinha entre os dias 4 e 7 de julho. No total as multas somam R$ 32,5 mil.
Conforme o coordenador de Fiscalização de Fauna da Sema, há equipes atuando em diversas regiões de Mato Grosso, com reforço na região da baixada cuiabana e Pantanal, realizando o patrulhamento terrestre e embarcado para coibir a pesca ilegal.
Patrulha Rural prende três homens por exploração em garimpo ilegal e desmate
Policiais militares da Patrulha Rural, do 8º Batalhão, prenderam, nesta quarta-feira (05.07), no âmbito da Operação Mata Virgem, três homens por crimes ambientais e porte ilegal de arma de fogo, em uma zona rural do município de Paranaíta (838 km de Cuiabá). Os militares apreenderam um trator, um veículo e uma arma de fogo calibre 22, além de munições.
Conforme informações do boletim de ocorrência, o denunciante relatou que adquiriu a área há algumas semanas, mas, quando foi visitar a propriedade, identificou um grupo de homens e máquinas realizando a extração irregular de minério e madeiras na região. A vítima não informou de quem teria adquirido o imóvel.
Sema-MT reforça equipe para fiscalização contra desmatamento ilegal no mês de julho
A Sema-MT colocou em campo 24 equipes, ao mesmo tempo, para combater o desmatamento ilegal neste mês de julho, durante a Operação Amazônia. O foco são os alertas de desmatamento já identificados por imagens de satélite de alta resolução, que detectam com precisão qualquer mudança na vegetação no território estadual.
Governo sanciona marco regulatório do transporte em rios de MT
O governador Mauro Mendes sancionou, nesta sexta-feira (30.07), a Lei Complementar Nº 765, que institui o marco regulatório do serviço de transporte hidroviário intermunicipal de passageiros, veículos e cargas nos rios, lagos e outros cursos d’água em Mato Grosso.
Governo de MT entrega veículos e nova unidade do Corpo de Bombeiros em Cuiabá nesta segunda-feira
O Governo de Mato Grosso entrega, nesta segunda-feira (03.07), veículos e a nova unidade da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar no Distrito Industrial, em Cuiabá. Estarão presentes o governador Mauro Mendes, o secretário de Estado de Segurança Pública
Brasil chegará à COP 30 como protagonista, diz Marina Silva
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou, nesta quinta-feira (29), que o Brasil chegará à COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas), a ser realizada em 2025, em Belém, com redução de emissão de carbono, redução do desmatamento e governança
Decreto estabelece isenção para diversas classe e segmentos na taxa de coleta de lixo
Publicado na edição da Gazeta Municipal de sexta-feira (23), o Decreto nº 9.692 assegura a isenção no pagamento da taxa de coleta de lixo à diversas classes e segmentos da sociedade civil. O documento foi editado pelo prefeito Emanuel Pinheiro e regulamenta a Lei nº 522/2022, que dispõe sobre a implantação do tributo em Cuiabá.
Corpo de Bombeiros de MT reforça equipes em 60 municípios para combate aos incêndios florestais
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) definiu para a Fase de Resposta do estado Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais (POTIF) a presença de mais equipes e brigadas em 60 municípios do Estado, contando com os municípios que já possuem unidades operacionais da corporação.
Lula diz que países ricos têm que financiar proteção das florestas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva responsabilizou os países ricos pela crise climática ao discursar para uma multidão, na tarde desta quinta-feira (22), em Paris, no encerramento do evento Power Our Planet. A participação no evento ocorreu a convite de Chris Martin, vocalista da banda britânica Coldplay.
Limpurb alinha acordo para garantir descarte correto de resíduos de construção civil
A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) alinhou um acordo com transportadores de resíduos de construção civil, para o atendimento da demanda referente ao descarte de materiais coletados pelo segmento. A reunião ocorreu nesta quinta-feira (22)