Notícias MEIO AMBIENTE
Justiça determina conclusão de obras na Salgadeira
As obras de revitalização da Salgadeira foram iniciadas em 2014, com previsão de entrega até a Copa do Mundo e paralisados devido por inconsistências de projeto. Foram retomadas em 2016, mas parada novamente por questões contratuais.
Sema disponibiliza menu ‘serviços’ do setor de arrecadação no site
De acordo com a coordenadora de arrecadação da Sema, Isabele Gregório, esta iniciativa trouxe uma redução considerável no atendimento telefônico e, consequentemente, melhorias na qualidade dos serviços prestados pela Secretaria ao cidadão. “As pessoas já estão conseguindo navegar no sistema sozinhas e tirando as dúvidas no link sem precisar ligar aqui”.
Projeto de Extensão dará nova vida ao córrego Palmital em Tangará da Serra
Na primeira etapa do projeto foram plantadas 56 mudas de diversas espécies como pau brasil, pau ferro, oiti, ipê de diversas cores entre outras. Cada membro plantou pelo menos uma muda de árvore no câmpus. E até os intercambistas participaram dando sua contribuição por mais sombra. Cada muda recebeu uma plaquinha com o nome dos participantes da empreitada, que agora acompanham bem de perto o desenvolvimento das mudas. “Mas todos cuidam de todas as mudas”, frisou Cleci. Há um mês, numa segunda etapa foram plantadas mais 86 mudas, também no câmpus. Dessa vez todas frutíferas.
Sinop e Alta Floresta recebem esta semana curso de outorga da água
“Se os representantes dos usuários da água estiverem fortes, munidos de informações, os comitês também estarão fortes, tendo em vista que eles juntos formam o tripé da polícia estadual de recursos hídricos. E no final quem ganha é recurso natural que será usado de maneira planejada”.
Pesquisadores vão avaliar impactos da agropecuária sobre biodiversidade do Pantanal
Como consequência à expansão das atividades agropecuárias, trouxe altas taxas de perdas e fragmentação de habitats, alteração da taxa de dispersão de sementes e polinização, aumento da pressão de caça e pesca, acréscimo das cargas de efluentes nos rios, contaminação química, assoreamento dos cursos d’água e desequilíbrio na dinâmica fluvial. “Os efeitos dessas atividades promovem a erosão da biodiversidade em escala local e regional, visto que a diversidade biológica está diretamente ligada aos padrões e processos de um ecossistema”, explicou o professor Manoel dos Santos Filho, doutor em Biologia, há mais de 15 anos atuando com Ecologia de Mamíferos.
Em quase um ano, fiscalização apreende 3,6 toneladas de pescado irregular
A modalidade pesque e solte ou pesca por amadores também estará proibida nos rios de Mato Grosso. Frigoríficos, peixarias, entrepostos, postos de venda, restaurantes, hotéis, e similares tiveram até o segundo dia útil após o início da piracema para informar à Sema o tamanho de seus estoques de peixes in natura, resfriados ou congelados, provenientes de águas continentais, excluindo os peixes de água salgada.
Mato Grosso será beneficiado com parceria entre Brasil e Alemanha
Conforme o secretário executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), André Baby, a reunião foi muito positiva. “Mato Grosso deu mais um importante passo para cumprir as metas assumidas na gestão ambiental e de valorização da floresta em pé, por meio da política de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento, Degradação florestal, Conservação, Manejo Florestal Sustentável e Aumento dos Estoques de Carbono Florestal)”.