Notícias MEIO AMBIENTE
Garimpo ameaça indígenas isolados em área Yanomami
Um grupo de indígenas isolados, dentro do Território Yanomami, em Roraima, está a apenas 15 quilômetros de um ponto de garimpo ilegal. Imagens captadas durante um sobrevoo, nesta sexta-feira (10), comprovam a existência da comunidade e registram, inclusive, malocas e plantações de alimentos no entorno.
Alertas de desmatamento têm queda de 52% na Amazônia Legal de Mato Grosso
Mato Grosso apresentou uma redução de 52% nos alertas de desmatamento do mês de janeiro, em comparação com o mesmo período de 2022. O dado é do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (DETER) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Sema e Polícia Ambiental apreendem 160 kg de pescado em Ponte Branca
Fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) apreenderam 160 kg de pescado no município de Ponte Branca durante operação contra pesca predatória. No local foram encontrados peixes das espécies matrinxã, surubim e piraíba, popularmente conhecido como “filhote”.
Governo instala comissão para zerar desmatamento no Brasil até 2030
Zerar o desmatamento em todos os biomas brasileiros até 2030. Esse é o objetivo da Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas no Brasil (PPCD), que se reuniu pela primeira vez nesta quarta-feira (8). O esforço interministerial também busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa e gerar renda e qualidade de vida para a população que vive e se relaciona com a floresta.
O PPCD vai integrar ações de 19 ministérios e será presidido pelo ministro Ruy Costa, da Casa Civil. O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima será responsável pela secretaria executiva da Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento.
Financiadores do garimpo têm maior responsabilidade, diz delegado
O delegado da Polícia Federal Humberto Freire, que atua nos inquéritos abertos para apurar a crise humanitária da Terra Indígena Yanomami, afirmou nesta quarta-feira (8), em Boa Vista, que financiadores do garimpo ilegal em terra indígena têm maior parcela de responsabilidade criminal.
Sema-MT emite carteira de pesca amadora ou esportiva pela internet
Com o fim do defeso da piracema, a pesca nos rios estaduais volta à rotina do mato-grossense. Para pescar de forma legal é necessário ter em mãos a carteirinha com autorização. No caso da pesca amadora ou esportiva, o documento é emitido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) pela internet.
Polícia Civil apreende 10,8 m³ de madeira extraída em área de conservação em Colniza
Um homem que estava atuando com crime ambiental de extração ilegal de madeira em unidades de conservação no município de Colniza (1.065 km a noroeste de Cuiabá) foi preso em flagrante pela Polícia Civil, na tarde de quarta-feira (01.02), em diligências de rotina realizadas pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) na região.
Além da prisão, a ação resultou na apreensão de um caminhão com mais de 10,8 m³ de madeira ilegal e de um trator, utilizado na prática do crime. O proprietário da área, que não estava no local no momento da ação policial, foi identificado e responderá em inquérito policial pelo crime.
Pesca do pintado está liberada em Mato Grosso a partir do dia 3 de fevereiro
A pesca do pintado está liberada em todas as bacias hidrográficas de Mato Grosso a partir desta sexta-feira (03.02), com o fim do período de defeso da piracema. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) aguardava o ‘Plano de Recuperação do Pintado’, que foi publicado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) na noite de ontem (terça-feira, 31.01).
Sema aguarda publicação do Plano de Recuperação do Pintado pelo Ministério do Meio Ambiente
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) aguarda a publicação do “Plano de Recuperação do Pintado”, pelo Ministério do Meio Ambiente, para liberação de fato da pesca do Pintado. A obrigatoriedade desse documento consta na Portaria MMA Nº 355, publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (30.01).
Sema e Batalhão Ambiental aplicaram R$ 6,8 milhões em multas em operações contra garimpos clandestinos
O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) aplicaram, em 2022, cerca de R$ 6,8 milhões em multas por exploração ilegal de ouro. Durante o ano foram realizadas 16 operações integradas para a desarticulação de garimpos clandestinos.