Notícias MEIO AMBIENTE
Sema e PM devolvem ao habitat natural 5 pacas resgatadas de cativeiro em Tabaporã
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), com o apoio da Polícia Militar, resgatou cinco pacas que estavam em cativeiro em um sítio no município de Tabaporã (673 km de Cuiabá). Os animais foram devolvidos ao seu habitat natural.
Sema e PM devolvem ao Rio Manso 30 unidades de pescado apreendidos em operação
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) soltou 30 unidades de pescado e apreendeu 20 redes de emalhar, 32 anzóis de galho, 21 cevas, 4 varas e 4 molinetes durante operação no rio Manso, no sábado (12.11). Durante o período de defeso da piracema a fiscalização é intensificada em todo o estado.
Cientista americano destaca redução de desmatamento ilegal em MT: "É mais de 1 bilhão de toneladas de carbono a menos na atmosfera"
O doutor em Ecologia e presidente do Earth Innovation Institute, Daniel Nepstad, destacou os bons resultados obtidos pelo Governo de Mato Grosso na redução do desmatamento ilegal nos últimos anos.
Durante reunião na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-27), em Sharm El Sheik, no Egito, o cientista americano afirmou que o Estado tem feito sua parte e, nesse ritmo, conseguirá atingir a meta de neutralizar as emissões de carbono até 2035.
"Mato Grosso saiu do patamar de 8 mil km² de desmatamento ilegal por ano para menos de 1 mil km². O total da contribuição mato-grossense tem sido de 1 bilhão de toneladas de carbono que não entrou na atmosfera pela redução de desmatamento", disse ele, que também é co-fundador do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia).
Sema reforça vigilância no Parque Estadual Serra Azul para coibir crimes ambientais
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio da Gerência Regional do Parque Estadual da Serra Azul e da Área de Preservação Ambiental (APA) Pé da Serra Azul, localizados em Barra do Garças (a 516 km de Cuiabá), ampliou a vigilância por vídeo com a construção de uma Base de Monitoramento. As câmeras de segurança estão dispostas estrategicamente, captando imagens nos locais de maior risco de crimes ambientais. O objetivo é aumentar a proteção das unidades de conservação.
A gerente do Parque, Cristiane Schnepfleitner, destaca que desde 2020 a tecnologia já é utilizada para prevenir as ações criminosas na localidade, no entanto, a base de monitoramento foi criada em 2022. A intenção para o próximo ano é que a cobertura por videomonitoramento no Parque e a APA fique próxima 100%, reduzindo, assim, as ações criminosas nos locais.
Brasil, Indonésia e Congo unem-se para preservar florestas tropicais
O Itamaraty informou que os três países detentores das maiores florestas tropicais do mundo – Brasil, Indonésia e República Democrática do Congo – firmaram uma aliança para preservação do bioma. O anúncio foi feito na segunda-feira (14) pelo Ministério das Relações Exteriores.
O texto final do comunicado conjunto pode ser consultado aqui. O comunicado foi firmado em Bali, na Indonésia, por representantes do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, do Ministério Coordenador para Assuntos Marítimos e Investimentos da República da Indonésia e do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da República Democrática do Congo.
A criação da aliança tinha sido anunciada no último dia 7, no Egito, durante a COP27, a conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas.
Governador de MT: "Lei brasileira continuará sendo nossa referência e o desmatamento ilegal zero o nosso objetivo"
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, afirmou que o Estado continuará a ter o Código Florestal Brasileiro como principal referência de proteção ao meio ambiente, e que o objetivo final é atingir "o desmatamento ilegal zero".
A fala ocorreu na manhã desta terça-feira (15.11), durante o lançamento do Programa Regional de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia, na 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27), em Sharm El Sheik, no Egito.
"Nós temos feito grande esforço para combater a ilegalidade que alguns brasileiros insistem em praticar. Nós temos a felicidade de ter conseguido implementar não só um sistema, mas um conjunto de ações nesse sentido", pontuou.
Polícia Militar apreende mais de 700 quilos de pescado irregular no interior de MT
Policiais militares do 19º Batalhão apreenderam, na manhã desta terça-feira (15.11), 788,89 quilos de pescado irregular, no bairro Jardim Aeroporto, na MT-358, no município de Tangará da Serra (252 km de Cuiabá). Durante ação, os militares prenderam um homem de 53 anos por crime ambiental e transporte proveniente de pesca proibida.
Prefeitura de VG orienta população sobre preservação das matas e córregos
“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. É essa mensagem que consta na Constituição Federal brasileira e que tem sido disseminada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) em todas as suas ações, na atual gestão Kalil Baracat.
O objetivo é envolver os várzea-grandenses na missão de preservar espaços de suma importância para a cidade, como os Parques Bernardo Berneck, Tanque do Fancho, Flor do Ipê; áreas de preservação permanente, como a Lagoa do Jacaré; e demais áreas que proporcionam recursos naturais, como as margens dos córregos e áreas de vegetação, muitas vezes utilizadas irregularmente como bolsões de lixo.
Prefeitura realiza limpeza e atividade de educação ambiental com alunos na Lagoa do Jacaré
Um mutirão de limpeza realizado na quinta e sexta-feira (03 e 04), no entorno da Lagoa do Jacaré, no bairro Cristo Rei, onde existe um bolsão de entulho acumulado por moradores e demais pessoas que vêm de outros bairros e despejam resíduos sólidos no local, que é uma Área de Preservação Permanente, protegida pela Lei nº 12.651, uma vez que abriga várias nascentes que formam o córrego Jacaré. O trabalho de limpeza está sendo realizado pela Subprefeitura do Cristo Rei com apoio da Secretaria Municipal de Viação e Obras.
De acordo com Aloísio Fernandes, encarregado da Subprefeitura, a limpeza demandou dois dias de trabalho devido ao grande volume de entulho, que envolve móveis e eletrodomésticos, animais mortos, restos de obras, entre outros.
Secretário-geral da ONU alerta para caos climático e pede ação global
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, fez um alerta contundente para a gravidade da situação climática global e pediu ação urgente para evitar o caos climático. Guterres fez o alerta em transmissão de vídeo na abertura da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP27).