Notícias MEIO AMBIENTE
Batalhão Ambiental e Rotam fecham garimpo ilegal e apreendem maquinários em Juína
Policiais militares do Batalhão de Proteção Ambiental e do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) realizaram o fechamento de um garimpo que funcionava de maneira ilegal, na quinta-feira (06.10), na zona rural de Juína. Na ação policial, foram apreendidas duas escavadeiras hidráulicas.
Polícia Civil integra operação de combate a queimadas em MT
A Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), integrará a Força-tarefa montada para Operação Abafa Amazônia 2022, lançada na manhã desta terça-feira (04.10), pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) do Corpo de Bombeiros.
Estoque de pescado deve ser declarado para a Sema-MT até esta terça-feira 4 de outubro
A declaração de estoque de peixes de rio, iscas vivas aquáticas e peixes ornamentais, que poderão ser armazenados e comercializados pelos pescadores profissionais ou estabelecimentos comerciais durante o período de defeso da piracema, deve ser feita até esta terça-feira, 04 de outubro.
Governo de Mato Grosso lança Operação Abafa Amazônia 2022 nesta terça-feira
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), lança na manhã desta terça-feira (04.10) a Operação Abafa Amazônia 2022, no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) do Corpo de Bombeiros.
A primeira edição deste ano acontece no norte do Estado, com o objetivo de fiscalizar propriedades privadas contra o uso não autorizado do fogo durante o período proibitivo de queimadas, bem como demais crimes ambientais. Outras duas ações estão previstas para até o final de 2022.
Proibição da pesca nos rios de Mato Grosso começa nesta segunda-feira
A pesca amadora e profissional está proibida nos rios de Mato Grosso durante o período de defeso da piracema, que vai de 3 de outubro de 2022 a 2 de fevereiro de 2023. O objetivo é proteger o período de reprodução das espécies e garantir o estoque pesqueiro para o futuro.
Alunos comemoram Dia da Árvore com lançamento de sementes por drone
Em Itiquira, município distante 361 km de Cuiabá, a comemoração ao Dia da Árvore se deu com a demonstração da utilização de um drone adaptado para o reflorestamento de áreas degradadas. O lançamento foi acompanhado por alunos do 1º ao 6º ano da Escola Estadual Dom Aquino e por representantes do Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).
A iniciativa faz parte do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas no Sudeste de Mato Grosso (Prorad). Desta vez, a espécie escolhida para ser semeada foi o feijão-de-porco, adubo verde bastante eficiente como fixador natural de nitrogênio, que facilita o crescimento e a germinação de outras espécies de planta nativa.
MPF consegue na Justiça que Funai implante projeto de gestão ambiental e territorial na TI Marãiwatsédé (MT)
O Ministério Público Federal (MPF), por meio do 1° Ofício de sua unidade em Barra do Garças (MT), obteve na Justiça Federal sentença que condenou tanto a União quanto a Fundação Nacional do Índio (Funai) a implantarem, dentro de 45 dias
Pesca do pintado será proibida a partir de dezembro em todo o país
A pesca do pintado será proibida em todo o país a partir de 5 de dezembro deste ano. A espécie Pseudoplatystoma corruscans foi incluída pelo Ministério do Meio Ambiente na Lista Oficial das Espécies Brasileiras Ameaçadas de Extinção, na categoria Vulnerável.
Investigações por desmatamentos atingem meio milhão de hectares
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso instaurou, nos últimos quatro anos, investigações por desmatamentos em aproximadamente meio milhão de hectares somente no bioma amazônico. Em 2022 estima-se que outros 200 mil hectares desmatados ilegalmente serão objeto de novas investigações.
Várzea Grande registra queda de 46,8% nas ocorrências de queimadas de junho a agosto
Entre junho e agosto deste ano, Várzea Grande registrou 169 focos de calor, número 46,8% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, em que funciona o PreviQueimadas, parceria para combate aos focos de calor firmada entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), e o 2º Batalhão de Bombeiros Militar. Do total de focos, apenas 9 foram de grandes proporções, sendo identificados pelo satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).