Notícias MEIO AMBIENTE
Programa Rios+Limpos retira toneladas de resíduos sólidos do Rio Cuiabá e Baías do Chacororé e Siá Mariana
O Programa Rios+Limpos recolheu toneladas de resíduos sólidos das margens e das águas do Rio Cuiabá e das Baías do Chacororé e Siá Mariana. O programa do Ministério do Meio Ambiente, que tem o Governo de Mato Grosso como parceiro, foi lançado nacionalmente em Várzea Grande na quinta-feira (16.09).
Dia Mundial da Limpeza tenta recuperar rios
A empresa Furnas promove neste sábado (18), no Dia Mundial de Limpeza, um mutirão para limpar o rio Jacó, no bairro do Grajaú, zona norte do Rio de Janeiro. Trinta voluntários que trabalham na companhia estão, desde às 9h, recolhendo todo tipo de resíduos sólidos nas margens e no leito do rio. Também serão plantadas mudas aquáticas (papiro e sombrinha chinesa) que ajudarão na despoluição da água. O material recolhido será levado para a Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente (Coopama).
A ação marca o lançamento do projeto Intervenção Ambiental para Recuperação das Águas (Iara), que tem como meta realizar a limpeza e a recuperação de rios e córregos que atravessam as unidades de operação da Eletrobras Furnas espalhadas pelo Brasil.
O projeto também prevê uma campanha de educação ambiental para conscientização das comunidades e escolas vizinhas à unidade do empreendimento.
Número de focos de calor em MT neste ano é 54% menor do que ano passado
O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso contabilizou, de 1º de janeiro a 14 de setembro de 2021, um número de focos de calor 54% menor do que no mesmo período do ano passado. No Pantanal mato-grossense, a redução é ainda maior: são 592 focos de calor neste ano, contra 10.102 de 2020, uma redução de 94,14%.
Governo, Judiciário e MP avançam em solução conjunta para Baía de Chacororé
Para ver de perto como está a Baía de Chacororé, em Barão de Melgaço (110 km de Cuiabá), e os locais do Bioma que devem receber intervenções do Estado, o governador Mauro Mendes vistoriou a localidade na manhã desta sexta-feira (10.09). O objetivo foi avançar no consenso com Judiciário e Ministério Público sobre a melhor maneira de recuperar o Bioma, que sofre com a seca.
Participaram da visita representantes do Judiciário, Ministério Público do Estado (MPMT), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Prefeitura de Barão de Melgaço e da Assembleia Legislativa.
Valoração de danos ambientais: MPMT participa de publicação nacional
Como integrante do Grupo de Estudos de Valoração de Danos Ambientais da Comissão do Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CMA/CNMP), o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) participou da elaboração da publicação “Diretrizes para valoração de danos ambientais”, que será lançada no dia 21 de setembro. O evento será na sede da instituição, em Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal do CNMP no YouTube.
O lançamento contará com exposições a serem feitas pelos autores da obra, composta por um capítulo geral sobre valoração dos danos e capítulos específicos sobre flora, fauna, poluição, loteamentos irregulares, mineração e patrimônio cultural.
Regionais da Sema são essenciais para desenvolvimento sustentável do interior
As nove Diretorias de Unidades Desconcentradas (DUDs) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) asseguram que os serviços ambientais cheguem à população do interior do estado de forma mais eficiente e eficaz. As regionais atendem as demandas locais de forma ágil
Sema recebe dois animais retirados do Pantanal por ONG e encaminha para tratamento
Na tarde desta sexta-feira (03.09), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) recebeu da ONG Grad Brasil uma Irara (Eira barbara) com as patas queimadas e um macaco-prego (Sapajus apella), durante uma operação realizada pelo órgão ambiental na Transpanteneira, em Poconé (102 km distante de Cuiabá).
Mais duas aeronaves entram em ação no combate aos incêndios no Pantanal
A operação de combate ao incêndio no Pantanal foi reforçada nesta quarta-feira (01.09), com a chegada de mais duas aeronaves Air Tractor, além de 19 brigadistas solicitados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) para atuar em solo.
Centenas de munições e armas são apreendidas com homem investigado por tráfico
Centenas de munições de diversos calibres e armas foram apreendidas pela Polícia Civil no domingo (29.08), em uma propriedade rural no município de Colniza, na região noroeste do Estado. Um homem de 38 anos foi preso em flagrante por porte, posse, aquisição de arma de fogo sem registro.
Perícia realizada pelo MPMT é transformada em publicação científica
A Nota Técnica tem como organizadores o promotor de Justiça coordenador do Centro de Apoio Técnico à Execução (Caex) Ambiental do MPMT, Marcelo Caetano Vacchiano, e as professoras Carolina Joana da Silva Nogueira e Daniela Maimoni de Figueiredo.