Notícias MEIO AMBIENTE
Corpo de Bombeiros é acionado para conter incêndio no KM 103 da Transpantaneira
Guarnições do Corpo de Bombeiro Militar de Mato Grosso estão mobilizadas para conter um incêndio no Km 103 da Transpantaneira, em Poconé (a 104 km de Cuiabá). A ocorrência foi iniciada na tarde de sexta-feira (27.08) e segue em andamento.
Ao que tudo indica, o incêndio é fruto de uma ação criminosa. O indício para isso, segundo os bombeiros, é que há vários pontos de fogo na vegetação, alguns próximos e outros mais distantes. Além disso, a suspeita é reforçada pela existência de outro incêndio na Ponte 70, de madeira, que foi rapidamente apagado por outra equipe do CBMMT.
Imagens de animais mortos em incêndios florestais não são em Mato Grosso
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) esclarece que se trata de fake News imagens de animais mortos no incêndio florestal que atinge o município de Dom Aquino, em Mato Grosso, desde a última quinta-feira (19.08).
Governador defende inovação “vocacionada” à redução de danos climáticos
O governador Mauro Mendes defendeu o uso de tecnologia e inovação de forma vocacionada à produção sustentável e à resolução dos problemas causados pelo aquecimento global. A defesa foi feita durante a abertura do Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade – FITS Agro, na manhã desta quarta-feira (25.08)
Audiência discute lei que proíbe extração de recursos pesqueiros nos entornos da barragem de Manso
A Assembleia Legislativa discutiu, na tarde de segunda-feira, a Lei Estadual nº 11.486/2021, que proíbe a extração de recursos pesqueiros na região da barragem do Manso. A audiência pública reuniu pescadores, pesquisadores, representantes do setor do turismo, além de outros interessados no tema.
A norma em debate foi aprovada em julho deste ano e cria o Sítio Pesqueiro Estadual do Manso, que compreende o Rio Cuiabazinho e suas drenagens até a confluência com o Rio Manso, e o Rio Manso e respectivas drenagens até a confluência com o Rio Cuiabazinho.
Indicações apontam ações de prevenção e combate a incêndios no Pantanal
Os incêndios que atingem a região do Pantanal mato-grossense já destruíram mais de 261 mil hectares, conforme monitoramento feito pelo Instituto SOS Pantanal. A marca está próxima do registrado neste mesmo período, em 2020, quando foram devastados 265 mil hectares.
Relatório aponta que 65% dos pontos monitorados da Transpantaneira estão com Água
Após monitorar a região desde abril deste ano, a Sema-MT explica que a recomendação é que a população não deve interferir no ecossistema pantaneiro com suplementação alimentar e abastecimento de água nos locais comumente alagados - técnica chamada de dessedentação.
Sema-MT orienta a não operar maquinário no período mais quente do dia para evitar incêndios
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) orienta que durante o período de estiagem, que vai até o mês de outubro, não se opere maquinário em áreas rurais entre as 10h e 15h. Neste período do dia há risco de se provocar um incêndio, que pode tomar grandes proporções pela baixa umidade.
Aeronave e helicóptero são usados para apagar incêndio no Morro de Santo Antônio
Uma equipe de 32 soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) continua, neste domingo (15.08), o trabalho para controlar um incêndio em vegetação no Morro de Santo Antônio, perto da rodovia MT-040, distante 27 km de Cuiabá.
Primeiro incêndio de grande proporção no Pantanal é controlado pelo Corpo de Bombeiros
A redução dos focos de calor é apontada em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dado oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Em todo o estado, a redução foi de aproximadamente 30%, enquanto no Bioma Amazônia foi de 11%, e no Cerrado, de 24%.
Corpo de Bombeiros aplica multa de R$ 2,6 milhões por desmatamento com uso irregular do fogo
O 13º ciclo da Operação Abafa 2021, realizado pelas equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), entre os dias 03 e 13 de agosto, resultou na aplicação R$ 2.677.960 em multas. Foram detectadas a destruição da vegetação em sete propriedades