Notícias MEIO AMBIENTE
Governo e missão alemã vão construir programa de valorização da floresta em pé
Na reunião desta segunda-feira (03.07), que se estendeu até o final da tarde, no auditório da Sema, participaram representantes de várias instituições, entre eles: Alexandre Possebon (Sedec); Suelme Fernandes (Seaf); Rita Chiletto (assessora de assuntos internacionais); Fernando Sampaio (diretor da PCI); Taiguara Alencar (GIZ); Monique Ferreira (Ministério do Meio Ambiente); Cláudio José de Assis Filho (subprocurador do Meio Ambiente); Kaianaku Kamiaurá (Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Mato Grosso); José Carlos Bazan (Seduc); José Rodrigues (Setas); além de toda equipe técnica da Sema, entre outros.
Alemanha investirá 10 milhões de euros em projetos no Brasil
O valor destinado ao projeto de Consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC LifeWeb) também será de 5 milhões de euros, com execução prevista até 2020. A ação tem o objetivo de administrar as áreas protegidas brasileiras em prol da preservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos.
Estão abertas as inscrições para parceria em projeto de gerenciamento de recursos hídricos
Farão parte do projeto os municípios pertencentes a bacia ou a parte dela. São eles: Nova Olímpia, Tangará da Serra, Barra do Bugres, Porto Estrela, Cáceres, Lambari D´Oeste, São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Rio Branco, Salto do Céu, Reserva do Cabaçal, Denise, Diamantino, Alto Paraguai, Arenápolis, Santo Afonso, Nova Marilândia, Rosário Oeste, Nossa Senhora do Livramento e Nortelândia.
Trinta toneladas de lixo são retiradas durante ação no Rio Cuiabá
O presidente da Federação de Pescadores de Mato Grosso e representante da Colônia de pescadores Z14, de Várzea Grande, Belmiro Alves de Miranda, também integrou as equipes de limpeza. Sua preocupação maior é que todo o lixo encontrado afeta diretamente no seu trabalho como pescador, já que muitos peixes também podem ser prejudicados com a poluição. “Alguém quer lixo na sua casa? Não. O rio também não quer e nós pescadores muito menos”.
Sema participa de limpeza do Rio Cuiabá no sábado (24.06)
Os interessados em participar da atividade devem se inscrever na superintendência de educação ambiental da Sema, localizada na Rua C, em frete ao Tribunal de Justiça (TJMT), no Centro Político Administrativo (CPA). Durante o evento, os participantes inscritos receberão um kit amigo do Rio Cuiabá composto por saco de lixo, luvas, camisetas e muda de árvores.