Notícias MEIO AMBIENTE
Governo revoga decretos e tira unidades de conservação do PND
O governo federal revogou quatro decretos presidenciais publicados entre os anos de 2019 e 2022, excluindo 19 parques nacionais do Programa Nacional de Desestatização (PND). A medida, contudo, mantém a qualificação de 11 dessas unidades de conservação para o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
Município de Nossa Senhora do Livramento Inicia Projeto de Cadastramento de Recursos Hídricos em Parceria com o Ministério Público
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município de Nossa Senhora do Livramento, situado a 42 km da capital Cuiabá, deu início a um ambicioso projeto de cadastramento de rios, córregos e outras manifestações superficiais de lençóis subterrâneos que dão origem a cursos d'água na região. A iniciativa é resultado de um acordo firmado com o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) em junho do ano passado, visando à defesa e preservação do meio ambiente local.
Quatro servidores municipais, Hiago Queluz, Edmilson Brandão, Daniel Nunes e José Carlos, receberam capacitação especializada para identificar cada ponto
Governo de MT flexibiliza lei e libera pesca de mais de 100 espécies
O Governo de Mato Grosso finalizou a proposta que flexibiliza a Lei do Transporte Zero, e a encaminhará ainda nesta quinta-feira (01.02) ao Supremo Tribunal Federal (STF), conforme acordo firmado. Uma das modificações propostas, será a autorização da pesca, respeitando as medidas e as cotas previstas na lei
Sinfra informa que trânsito na ponte do Rio Claro está liberado após correção de problema
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que o trânsito sobre a ponte do Rio Claro, na MT-251, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães, está fluindo normalmente, com passagem de veículos dos dois lados. A Sinfra-MT ainda reforça que não há riscos estruturais na ponte.
Polícia Civil prende homem que agrediu e tentou matar ex-companheira em Cuiabá
Um homem suspeito de tentativa de feminicídio praticado contra sua ex-companheira teve o mandado de prisão preventiva cumprido pela Polícia Civil, na tarde desta sexta-feira (26.01), em trabalho realizado pela equipe da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá.
O crime ocorreu no mês de dezembro de 2023, quando o suspeito invadiu a casa da ex-esposa, exigindo que ela reatasse o casamento. Diante da recusa da vítima, o suspeito passou a agredi-la, causando fraturas em diversas partes do seu corpo.
Em um ato de tortura, o suspeito percebendo que a ex-companheira estava com o tornozelo quebrado, o pisoteou para causar mais dor à vítima.
Polícia Civil deflagrou 24 operações contra crimes ambientais em MT
A Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), da Polícia Civil, deflagrou 24 operações policiais ao longo de 2023, e participou de outras 47 em apoio a órgãos ambientais do Estado e outras unidades da Polícia Civil. Pelos crimes, 24 pessoas foram presas em flagrante.
Wilson cobra solução para MT-251 até próxima audiência pública, após o carnaval
A audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso para discutir soluções para os problemas da MT-251, região do Portão do Inferno, ou a implementação de outras alternativas de tráfego na ligação Cuiabá / Chapada dos Guimarães (65 km da capital), na última sexta-feira (19), trouxe várias ideias executáveis.
Entre elas, construção de nova rodovia, asfaltamento da estrada que passa pela Água Fria, abertura de túnel pelos rochedos do paredão e até a demolição do pontilhão que ameaça cair. Contudo, nenhuma definição foi apontada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura até o momento. Apenas a instalação de telas de proteção continua em execução no local. Mas segundo especialistas ouvidos no debate, isso pode ser apenas uma medida paliativa, que não garante segurança total.
Inmet emite avisos de perigo devido a chuvas intensas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, publicou nesta segunda-feira (22) dois avisos meteorológicos especiais de perigo, devido à previsão de chuvas intensas em diversos estados. O instituto se baseia em três cores para sinalizar o grau de perigo
Inmet faz novo alerta de perigo de tempestade para 10 estados
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (21) um novo alerta laranja para chuvas intensas em 10 estados brasileiros. O alerta laranja é o segundo na escala utilizado pelo Inmet, que varia entre o amarelo (perigo potencial), o laranja (perigo) e o vermelho (grande perigo).
O alerta laranja, que significa uma situação de perigo para chuvas e ventos intensos, vale para os estados do Acre, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas, Espírito Santo, Pará e Rondônia. Esse alerta vale até amanhã (22). Nessas regiões, o acumulado de chuva pode chegar a 100 mm.
Só não estão em alerta para chuvas os estados do Amapá, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe. Os demais estados brasileiros e o Distrito Federal estão em alerta amarelo.
Trecho do Portão do Inferno fica interditado de 9h às 11h para serviços emergenciais durante a semana
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) adotará novos horários de interdições no trecho do Portão do Inferno, na MT-251, para a execução dos serviços emergenciais no paredão, a partir desta segunda-feira (22.01). De segunda a sexta-feira, a pista ficará interditada das 9h às 11h.