Notícias MEIO AMBIENTE
Wilson repudia queima de maquinários pela Sema em Marcelândia
O deputado estadual Wilson Santos (PSD) repudiou a atitude da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) que nesta quinta-feira (3), queimou maquinários agrícolas que utilizados na fazenda Curuá Madeireiras do Amazonas Ltda, em Marcelândia (697 quilômetros de Cuiabá).
Santos é autor do projeto de lei 272/2022, vetado pelo governador Mauro Mendes em 31 de julho deste ano, que previa o repasse de maquinários apreendidos em garimpos ilegais e no desmatamento ilegal para agricultura familiar.
"Nosso projeto foi vetado pelo governo. Mas se tivesse sido aprovado, poderia servir de modelo neste ato ocorrido ontem (5), e estas máquinas teriam serventia. Por que queimar ao invés de apreendê-las até o fim do processo legal, dando ampla defesa ao proprietário
Sema solta 9 aves que estavam em reabilitação com tutora de Várzea Grande
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realizou, nesta semana, a soltura de 9 aves que estavam com uma tutora, no município de Várzea Grande, em reabilitação.
De origem diversa, as aves estavam em um recinto onde foi possível treinarem voos, o que as tornou aptas a retornar à natureza.
Elas foram soltas na pousada Rio Mutum, na região de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger.
As espécies são 7 periquitos-de-encontros-amarelos, 1 periquitão-maracanã e 1 maracanã.
Novo sistema do Corpo de Bombeiros garante mais eficiência no combate aos incêndios
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) conta com uma nova plataforma de monitoramento de incêndios florestais via satélite, capaz de gerar dados mais precisos e garantir a eficiência no atendimento de ocorrências. O sistema é resultado dos investimentos do Governo do Estado.
Prefeito propõe que Consórcio lidere implantação de políticas de tratamento de resíduos sólidos na Baixada Cuiabana
O prefeito Emanuel Pinheiro defendeu, nesta quarta-feira (26), que a destinação correta dos resíduos sólidos das cidades da Baixada Cuiabana faça parte das discussões do Consórcio do Vale do Rio Cuiabá. A proposta foi apresentada no debate promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), que tratou sobre o tema com gestores municipais e representantes de diversas entidades do estado.
Emanuel explicou que o consórcio é formado por 14 municípios e possui toda a estrutura necessária para construir políticas públicas voltadas ao tratamento adequado dos resíduos sólidos. Segundo ele, a entidade é autônoma, com aspectos jurídicos que lhe permitem liderar o movimento de integração das iniciativas de interesse comum e que podem ser implantadas, gradativamente, na região.
Sema abre inscrições para capacitação em ensino de geociências e meio ambiente
.A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) abriu 100 vagas para o curso online "Educação e Geoparques". A capacitação, de 120 horas, será oferecida pela Escola de Meio Ambiente, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e está com inscrições abertas até dia 30 de julho. Para se inscrever, acesse este link.
O curso tem o objetivo de capacitar professores do ensino básico de Chapada dos Guimarães para o ensino das geociências e assuntos relacionados ao meio ambiente. A capacitação será realizada no formato híbrido, com aulas teóricas online e aulas de campo presenciais.
Reuniões públicas sobre Plano Ambiental da Usina de Manso estão com inscrições abertas
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, publicou em Diário Oficial as datas das reuniões públicas para apresentação Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial – Pacuera da APM Manso, nos municípios de Chapada dos Guimarães e Nova Brasilândia.
As reuniões com transmissão remota acontecerão no dia 29 de agosto de 2023, em Nova Brasilândia, das 10 às 12 horas, no Espaço Havilá e no dia 31 de agosto de 2023, em Chapada dos Guimarães, das 10 às 12 horas, no Salão da Paroquia da Igreja de Santana. A inscrição para participar pode ser feita pelo site https://www.furnas.com.br/pacuera_manso.
Recytec reciclou mais de cinco toneladas de resíduos eletrônicos no primeiro semestre
No primeiro semestre de 2023, o programa Recytec, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), garantiu a reciclagem de mais de cinco toneladas de materiais eletrônicos que seriam descartados. A ação também integra o processo de formação de diversos alunos
Bombeiros reforçam combate aos incêndios florestais com capacitação de funcionários da Energisa
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) capacitou, nesta quarta-feira (12.07), funcionários da Energisa, em Cuiabá, para o combate aos incêndios florestais. O treinamento é resultado de parceria entre a corporação e a concessionária, para garantir mais eficiência no combate ao fogo
Secretaria de Meio Ambiente de MT apreende carne de jacaré e pescado ilegal em Paranaíta
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e o 10º Batalhão de Polícia Ambiental apreenderam 11 kg de carne de jacaré e 8 kg de pescado da espécie Pacu Prata, sem documentação, nesta quarta-feira (12.07). A fiscalização aconteceu na cidade de Paranaíta. O suspeito foi conduzido à delegacia.
Plano de Segurança na Amazônia prevê 34 bases fluviais e terrestres
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que o novo plano de segurança para a Amazônia pretende criar 34 novas bases fluviais e terrestre com presença constante de foras policiais federais e estaduais. A ideia é usar recursos do Fundo Amazônia para custear a construção desses postos de controle.
"Estamos propondo 34 novas bases, fluviais ou terrestres, dependendo da realidade de cada estado. Em cada base, teremos atuação da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e as polícias estaduais. E, quando for o caso, das Forças Armadas, sobretudo na faixa de fronteira", afirmou o ministro em entrevista ao programa A Voz do Brasil