Notícias MEIO AMBIENTE
Lula diz que países ricos têm que financiar proteção das florestas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva responsabilizou os países ricos pela crise climática ao discursar para uma multidão, na tarde desta quinta-feira (22), em Paris, no encerramento do evento Power Our Planet. A participação no evento ocorreu a convite de Chris Martin, vocalista da banda britânica Coldplay.
Limpurb alinha acordo para garantir descarte correto de resíduos de construção civil
A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) alinhou um acordo com transportadores de resíduos de construção civil, para o atendimento da demanda referente ao descarte de materiais coletados pelo segmento. A reunião ocorreu nesta quinta-feira (22)
Mato Grosso tem aumento de 660% nas autuações ambientais com apoio de imagens de satélite de alta resolução
As ações de combate ao desmatamento ilegal com uso de imagens de satélite de alta resolução, promovidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), foram destaque no Encontro Nacional de Usuários Rede Mais - Meio Ambiente Integrado e Seguro. O evento foi promovido nesta quarta-feira e quinta-feira (12 e 13.06), em Brasília.
No encontro, a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, ressaltou os resultados expressivos do Estado, com o aumento de 660% das autuações por desmate ilegal e outros crimes ambientais de forma remota entre 2018 e 2021.
Sema e Corpo de Bombeiros capacitam moradores de áreas rurais para prevenção e combate a incêndios
O Governo de Mato Grosso capacitou moradores da região do Parque Estadual Águas Quentes para prevenir e combater focos de calor durante o período de estiagem. O curso de brigadistas atendeu moradores das comunidades Serrana, Vale Abençoado e Vale Samambaia, localizadas no município de Santo Antônio do Leverger (80 km de Cuiabá).
O curso foi realizado no auditório do Hotel Águas Quentes e contou com a presença de 29 moradores da região, entre os dias 13 a 15 de junho.
Limpurb garante continuidade nas ações de combate à descartes irregulares de resíduos sólidos
O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Júnior Leite, afirmou, nesta sexta-feira (16), que as ações de combate ao descarte irregular de resíduos sólidos continuarão sendo intensificadas na Capital. A Prefeitura de Cuiabá tem avançado com a implantação de políticas de melhorias na coleta e tratamento, sendo a fiscalização considerada uma etapa primordial dentro desse processo.
Governadores defendem uso sustentável das riquezas naturais e protagonismo na defesa da Amazônia
Os governadores que representam os nove estados amazônicos defenderam, nesta sexta-feira (16.06), que a Amazônia seja tratada de forma sustentável e estratégica para o Brasil e que o protagonismo de defender a região seja exercido por aqueles que lideram os estados que integram o bioma.
Wilson garante quatro audiências para discutir a pesca em MT
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso vai realizar pelo menos mais quatro audiências públicas para debater Projeto de Lei nº 1363/2023, apelidado de “Transporte Zero”. O requerimento foi feito pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD) e aprovado na sessão desta quarta-feira (15).
A primeira audiência será no dia 19 de junho, às 19h, na Câmara Municipal de Santo Antônio de Leverger. A segunda, no dia 20 de junho, às 14h, na Câmara de Cáceres. Na mesma semana, acontecem os outros dois debates, na sede dos parlamentos municipais: dia 22 , às 14h, em Barra do Bugres, e no dia seguinte (23), às 14h, em Barão de Melgaço.
Governo de MT realizou 100 operações em campo contra desmatamento ilegal de janeiro a maio
O Governo de Mato Grosso alcançou a marca de 100 operações nos primeiros cinco meses de 2023 para combater crimes ambientais no Estado, com foco no desmatamento ilegal. No período, as multas aplicadas somam R$ 712 milhões, sendo a maioria, R$ 615 milhões, no bioma amazônico.
Desmatamento na Amazônia cai 31% de janeiro a maio
O desmatamento caiu 31% na Amazônia Legal, no acumulado de janeiro a maio de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados nesta quarta-feira (7), e coletados a partir do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter)
Mato Grosso registra redução de 22% em focos de calor em 2023
Mato Grosso registrou uma redução de 22% no número de focos de calor ativos entre 1º de janeiro e 5 de junho de 2023, em comparação com o mesmo período em 2022, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No ano passado foram registrados 4.958 focos de calor, enquanto neste ano foram 3.886.