Notícias MEIO AMBIENTE
Pesca é liberada em todos os rios de Mato Grosso a partir desta terça-feira
Termina no dia 28 de fevereiro o período de defeso da piracema, que proíbe a retirada de peixes em todos os rios de divisa de Mato Grosso. A Sema-MT alerta que, mesmo durante a temporada de pesca, devem ser seguidas as regras de cota de pescado, medidas dos exemplares, e espécies protegidas.
Mato Grosso é destaque nacional na implementação do CAR com 50 mil cadastros analisados
Com mais de 50 mil Cadastros Ambientais Rurais (CAR) analisados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Mato Grosso avança na regularização ambiental. Em número de cadastros, o Estado analisou mais de 10 vezes a média nacional
Governo de MT e Ministério Público planejam medidas de prevenção aos incêndios no Pantanal
Representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Ministério Público Estadual e Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) sobrevoaram de helicóptero o Pantanal mato-grossense, nesta sexta-feira (25/02), para monitorar o bioma e planejar ações conjuntas de prevenção aos incêndios no Pantanal.
Pesquisa apoiada pela Fapemat desenvolve produto a partir de esgoto doméstico e da agroindústria
Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), desenvolveu nos últimos três anos um produto inovador a partir de resíduos sólidos e líquidos de lodos de esgotos domésticos e da agroindústria.
Defesa Civil estadual finaliza vistoria das residências afetadas pelas chuvas em Diamantino
Agentes da Defesa Civil estadual e da Coordenaria Municipal de Proteção e Defesa Civil finalizaram, nesta terça-feira (22.02), o processo de análise das condições estruturais de 80 residências no município de Diamantino (a 208 km Cuiabá) que foram atingidas pelos alagamentos provocados pelas intensas chuvas.
Ministro fala sobre ações para ajudar a cidade de Petrópolis
Quase R$ 3 milhões foram destinados pelo governo federal para auxiliar a cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, a se reerguer após a enxurrada que derrubou casas e causou, até o momento, quase 180 mortes.
De acordo com o ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho, entrevistado desta segunda-feira (21) do programa A Voz do Brasil os recursos estão sendo empregados em ações como limpeza das ruas, aquisição de alimentos, cobertores, medicamentos, viabilização de abrigos, reestabelecimento da energia e obras de mobilidade urbana. A Defesa Civil Nacional montou uma base na cidade para, em conjunto com as defesas estadual e municipal, atuar no resgate dos corpos.
Defesa Civil fez 900 análises técnicas após chuvas em Petrópolis
Desde terça-feira (15), quando um temporal atingiu Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, provocando alagamentos e deslizamentos, a Defesa Civil da cidade registrou 949 ocorrências, sendo 775 por deslizamentos de terra.
Segundo a prefeitura de Petrópolis, apenas na manhã de hoje (20), foram feitos 57 novos chamados. Até o momento, foram registrados 152 mortos e 165 pessoas continuam desaparecidas.
Na quinta-feira (17) voltou a chover forte na região e o tempo permaneceu instável no fim de semana, prejudicando a busca por desaparecidos. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região continua com previsão de chuva intensa até amanhã (21).
Sema aplica multa por desmatamento ilegal em São José do Xingu e apreende dois tratores
Fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), da Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUD) e da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) de Confresa identificaram um desmatamento ilegal em área de reserva legal em uma propriedade a 14 km da cidade de São José do Xingu (953 km distante de Cuiabá).
"Mauro Mendes é líder no Brasil na defesa do meio ambiente", afirma John Embiricos, representante de empresa mundial de hidrocarbonetos
Para o representante do Grupo Vitol, empresa que é uma das líderes mundiais em comércio de hidrocarbonetos, John Embiricos, o governador Mauro Mendes se tornou "líder" no contexto ambiental
Governo orienta população sobre como evitar ataque de piranhas no Lago do Manso
Governo do Estado orienta população sobre como evitar ataques de piranhas no Lago do Manso, por meio de placas e folders fixados em pontos turísticos da região. Também foi feita uma ação educativa com moradores das proximidades. As ações são resultados de uma parceria entre Sema-MT e de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedec)