Notícias SEGURANÇA
Maioria dos autores de feminicídios tem parentesco com suas vítimas
Todos os 12 suspeitos de terem praticado os crimes de feminicídio nos três primeiros meses do ano foram identificados pela Polícia Judiciária Civil (PJC-MT). A Superintendência do Observatório de Segurança Pública, vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), analisou o perfil dos autores, a partir da idade, o grau de parentesco com as vítimas, profissão e se são membros de organizações criminosas.
Dez suspeitos tinham grau de parentesco com as mulheres e dois não tinham. Cinco eram maridos/conviventes, um ex-marido/convivente, dois eram namorados das vítimas, um ex-namorado e um genro.
Número de feminicídios diminui enquanto de homicídios contra mulheres aumenta em MT
O número de feminicídios registrados em Mato Grosso diminuiu 14% entre janeiro a abril de 2021, em comparação com o mesmo período de 2020, sendo registrados 18 e 21 casos, respectivamente. Em contrapartida, os registros de homicídios dolosos contra vítimas femininas aumentaram 78%, sendo 16 casos este ano, contra 9 no ano anterior.
PM fiscalizou medidas de saúde, apreendeu quase 4 toneladas de drogas e prendeu mais de 13 mil pessoas
Mesmo diante de um cenário pandêmico, a Polícia Militar de Mato Grosso continua dando apoio às ações de fiscalização das medidas de biosegurança contra a Covi-19 e segue firme nas ruas garantindo a ordem pública e combatendo a criminalidade. Entre janeiro e abril deste ano, a PMMT registrou mais de 19 mil boletins de ocorrências e apreendeu aproximadamente quatro toneladas de entorpecentes. Ao todo, 13 mil pessoas foram conduzidas à Delegacia.
MT tem quadrimestre com queda nos casos de crime contra a vida e contra patrimônio
Mato Grosso apresentou reduções nos crimes contra a vida e contra o patrimônio no primeiro quadrimestre de 2021. Conforme os dados da Superintendência do Observatório de Segurança Pública, os casos de homicídios reduziram em 7%, totalizando 250 casos de janeiro a abril de 2021 ante a 269 casos em 2020. Os roubos seguidos de morte reduziram em 14%, já os roubos caíram 32% e os furtos em 15%.
Se for feita a comparação dos primeiros três meses do ano, o Estado teve o melhor primeiro trimestre dos últimos cinco anos com o menor casos de assassinatos, roubos e furtos, além de roubo e furtos de veículos desde 2017.
PM intercepta suspeitos com 24 celulares e droga que seriam jogados em unidade prisional
Equipes da 14ª Companhia de Força Tática de Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá) prenderam neste domingo (02.05) três homens por organização criminosa e tráfico de droga. Eles foram interceptados após denúncia de agentes penais da Penitenciária da Mata Grande
Gefron registra aumento e recupera em média um carro por dia na fronteira
Gefron recuperou neste primeiro quadrimestre do ano uma média de um carro por dia na faixa de fronteira de Mato Grosso. Ao todo, 124 veículos foram apreendidos ou recuperados do dia 1º de janeiro a 30 de abril, número 6% maior do que o mesmo período do ano passado, quando 117 veículos foram recuperados.
Sesp lança sétima Operação Salutem em Mato Grosso
A Secretaria de Estado de Segurança Pública lançou nesta quinta-feira (29.04) a sétima Operação Salutem em Mato Grosso em 2021, desta vez foi na Região Integrada de Segurança Pública de Barra do Garças (500 km ao Leste) com a intenção de enfrentar tráfico de drogas, homicídios, transporte irregular de cargas e roubos em geral.
Vacinação dos profissionais da Segurança Pública inicia nesta quinta-feira (08)
Os profissionais da Segurança Pública começam a receber as primeiras 3.200 doses da vacina contra a Covid-19 na quinta-feira (08.04). Serão contemplados os servidores que estão na linha de frente e o critério será dos mais antigos ao mais jovem que estão na ativa.
Série de reportagens especiais discute se feminicídio pode ser evitado
A primeira reportagem da série especial abordará o perfil identificado das vítimas femininas que registraram as ocorrências e os obstáculos rompidos por elas ao procurar ajuda.
Referência nacional, animais das forças de segurança de MT auxiliam na atuação dos militares e propiciam integração com a sociedade
Seja no combate ao tráfico de drogas na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, nas ruas de Cuiabá e Várzea Grande no policiamento rotineiro, nas unidades penais do estado ou até mesmo em buscas como no desastre de Brumadinho (MG), os animais reforçam a atuação da Segurança Pública, além de gerar uma maior aproximação entre as instituições e a sociedade pela sua docilidade e pela segurança que eles passam à maioria das pessoas.
Exemplo disso, é o Regimento de Policiamento Montado da Polícia Militar de Mato Grosso (RPMon) ou simplesmente a Cavalaria da PMMT.