Notícias SEGURANÇA
Notícias falsas prejudicam buscas por Lázaro Barbosa, diz secretário
Mais de 200 policiais participam das buscas por Lázaro Barbosa Sousa na região de Cocalzinho de Goiás. As ações são comandadas pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), com a ajuda de equipes do DF e das Polícias Federal e Rodoviária Federal.
De acordo com a SSP-GO, Lázaro é suspeito de cometer um quádruplo latrocínio em Ceilândia, no DF, além dos crimes em Goiás. “Nos últimos dias, o indivíduo invadiu propriedades rurais da região do entorno, fez três pessoas reféns e baleou outras quatro, entre elas, um policial militar. O PM, que foi atingido de raspão, chegou a ser levado ao Hospital de Urgências de Anápolis (Huana), mas já está em casa”, informou a secretaria.
Politec inicia coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas
A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) iniciou, nesta segunda-feira (14.06), a coleta de material genético de familiares de pessoas desaparecidas. A ação faz parte da Campanha Nacional de Desaparecidos, de iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Segurança do evento é tratada entre forças de segurança estaduais, federais e Conmebol
Representantes da Conmebol debateram nesta segunda-feira (07.06) a segurança da Copa América com o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, secretário adjunto de Esportes e Lazer, Jefferson Carvalho Neves, além de representantes das forças de segurança estaduais, federais, Poder Judiciário e Ministério Público.
Ficou definido que a Conmebol deve informar os protocolos de segurança que serão utilizados para o evento, os horários dos treinos, a chegada e a saída dos hotéis, que dia vão chegar as equipes. Algumas seleções ainda estão tratando com a Conmebol as datas em que devem chegar no país, em voos fretados.
Lei Seca flagra 18 motoristas sem CNH dirigindo na BR-070
Dezoito motoristas foram flagrados dirigindo sem habilitação na BR-070. As ocorrências foram registradas durante a 15ª edição da Operação Lei Seca, realizada no km 403 da rodovia federal, nesta quinta-feira (03.06). Ao todo, 41 testes de alcoolemia foram feito, no entanto, nenhum motorista foi flagrado dirigindo sob efeito de álcool.
PM realiza capacitação em Patrulhamento Rural na Região da Baixada Cuiabana
Nesta segunda- feira (31.05) a Polícia Militar, por meio da 14ª Companhia Independente de Força Tática do 4º Comando Regional de Rondonópolis, deu início a capacitação padronizada em Patrulhamento Rural e Georreferenciamento para os policiais militares do 1º CR, na Capital.
Cerca de 80 policiais militares das unidades do 3º, 9º, 10º e 24º Batalhão e Força Tática tiveram a oportunidade de aprimorar técnicas e aprender novos mecanismos para coibir e prevenir ações criminosas nas áreas rurais, por meio dos procedimentos padronizados do patrulhamento rural, instituído na região sul do estado desde 2017.
Descumprimentos de medidas protetivas resultaram em 94% de providências e 449 prisões em flagrante em 2020
A análise, realizada a partir de dados do ano passado, traçou o perfil de vítimas e autores no universo de boletins registrados. O estudo traz também as providências tomadas pelas Delegacias de Mato Grosso sobre os registros efetuados, o que corresponde a 94% de retorno policial
Maioria dos autores de feminicídios tem parentesco com suas vítimas
Todos os 12 suspeitos de terem praticado os crimes de feminicídio nos três primeiros meses do ano foram identificados pela Polícia Judiciária Civil (PJC-MT). A Superintendência do Observatório de Segurança Pública, vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), analisou o perfil dos autores, a partir da idade, o grau de parentesco com as vítimas, profissão e se são membros de organizações criminosas.
Dez suspeitos tinham grau de parentesco com as mulheres e dois não tinham. Cinco eram maridos/conviventes, um ex-marido/convivente, dois eram namorados das vítimas, um ex-namorado e um genro.
Número de feminicídios diminui enquanto de homicídios contra mulheres aumenta em MT
O número de feminicídios registrados em Mato Grosso diminuiu 14% entre janeiro a abril de 2021, em comparação com o mesmo período de 2020, sendo registrados 18 e 21 casos, respectivamente. Em contrapartida, os registros de homicídios dolosos contra vítimas femininas aumentaram 78%, sendo 16 casos este ano, contra 9 no ano anterior.
PM fiscalizou medidas de saúde, apreendeu quase 4 toneladas de drogas e prendeu mais de 13 mil pessoas
Mesmo diante de um cenário pandêmico, a Polícia Militar de Mato Grosso continua dando apoio às ações de fiscalização das medidas de biosegurança contra a Covi-19 e segue firme nas ruas garantindo a ordem pública e combatendo a criminalidade. Entre janeiro e abril deste ano, a PMMT registrou mais de 19 mil boletins de ocorrências e apreendeu aproximadamente quatro toneladas de entorpecentes. Ao todo, 13 mil pessoas foram conduzidas à Delegacia.