Notícias SEGURANÇA
Secretaria de Segurança de MT abre leilão de veículos, caminhão e sucata provenientes do tráfico de drogas
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) promove até o dia 25 de março leilão de bens provenientes de ações de repressão ao tráfico de drogas.
Há lotes de veículos e sucatas. Dentre os produtos ofertados, está um caminhão Mercedes Benz semi reboque, com lance inicial de pouco mais de R$ 52 mil, e uma caminhonete Hilux, com valor inicial de R$ 18 mil.
O leilão é coordenado pela Secretaria Adjunta de Justiça (Saju). Os bens leiloados nesta edição são oriundos de apreensões de ações de repressão ao tráfico de drogas e o valor arrecadado será revertido para o Fundo Estadual Sobre Drogas (Funesd-MT).
Novo comandante do 7º Batalhão da PM em Rosário Oeste assume nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (25.02), as 16h, o tenente-coronel Rodrigo Eduardo Costa, de 45 anos, assume o comando do 7º Batalhão de Polícia Militar de Rosário Oeste (a 128 km de Cuiabá), unidade do 2º Comando Regional da PMMT.
TC Eduardo substitui a também tenente-coronel Jane de Souza Melo, que na semana passada assumiu como comandante do 9º BPM ‘Guardião do Coxipó, com sede no bairro Tijucal, em Cuiabá.
Além das ações de prevenção e repressão à criminalidade no município de Rosário Oeste, na nova função o TC Eduardo também terá sob sua liderança o policiamento de outros três municípios (Acorizal, Nobres e Jangada) e de diversos distritos, entre os quais Bom Jardim e Bauxi.
Prefeitura reforça diálogo para ampliação da rede de enfrentamento à violência doméstica
A Prefeitura de Cuiabá reforçou o diálogo para ampliação da rede de enfrentamento à violência doméstica. Uma das ações de fortalecimento trata-se da participação em um amplo debate realizado na Associação Matogrossense dos Municípios, promovido pela deputada federal Rosa Neide (PT-MT).
As secretárias da Mulher, Luciana Zamproni e da Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, participaram do evento e representaram a primeira-dama do município, Márcia Pinheiro.
A rede de enfrentamento formata um protocolo específico de atendimento às mulheres, mediante uma ampla campanha de comunicação a ser desenvolvida no Estado. O objetivo é facilitar o acesso aos canais para denúncia.
Polícia Civil doa 55 armas de fogo que atenderão o Sistema Socioeducativo
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Diretoria Geral e da Gerência de Armas, Explosivos e Munições (Gaem), realizou na manhã desta terça-feira (16.02) a entrega de 55 armas de fogo, entre pistolas e espingardas, que serão transferidas ao Sistema Socioeducativo do Estado.
A doação da Polícia Civil atende ao ofício nº 31/2021/GAB/SAJU/Sesp, da Secretaria Adjunta de Justiça, em conformidade como o Termo de Transferência Interna de 50 pistolas Taurus e cinco espingardas calibre 12.
O processo tem em vista a autorização do Governo Estadual de posse de arma de fogo para o Sistema Socioeducativo e alteração as atribuições dos agentes de segurança para que desempenhem funções armadas. Na prática, a autorização desmobiliza a atuação da Polícia Militar em escoltas e motins das unidades para que servidores efetivos do socioeducativo exerçam essas funções.
Serviço de Operações Especializadas recebe doação de drone apreendido em unidade penal
Um drone, oriundo de apreensão feita na Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), localizada em Rondonópolis (215 km ao Sul de Cuiabá), foi entregue para o Serviço de Operações Especializadas (SOE), na manhã desta segunda-feira (15.02). O equipamento havia sido doado pela unidade penal para a Adjunta de Administração Penitenciária da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) que, por meio do secretário adjunto, Jean Gonçalves, foi destinado à unidade especializada.
Plano de segurança para jogos da 1ª divisão em Cuiabá é discutido
Uma comitiva formada por representantes da PM, Polícia Civil e Ministério Público seguirá para o Rio de Janeiro com a finalidade de conhecer o trabalho do Batalhão Especial de Policiamento de Estádio (BEPE) e outras experiências de órgãos de segurança e do Judiciário na atuação junto aos eventos em estádios de futebol.
Uma pessoa é presa por embriaguez e 16 veículos são removidos durante Operação Lei Seca
Uma pessoa foi presa por embriaguez ao volante e 16 veículos foram removidos por irregularidades durante a realização da 3ª Operação Lei Seca de 2021, que ocorreu na noite desta sexta-feira (12.02), em Cuiabá. Ao todo, 66 testes de alcoolemia foram realizados na oportunidade.
As abordagens começaram por volta das 22h. Na ocasião, 25 autos de infração foram lavrados, sendo eles: condução de veículo sob efeito de álcool, recusa a realização do teste de alcoolemia, condução de veículo sem possuir CNH, condução de veículo sem possuir o licenciamento, entre outros.
MT não registrou ocorrência de roubo a instituições financeiras em 2020
A política de tolerância zero à criminalidade tem demonstrado efetividade com a redução dos principais índices criminais no ano de 2020. Neste contexto, os crimes de roubos e furtos a bancos e outras instituições financeiras, antes muito comuns no estado
Alerta sobre tentativa de golpe por WhatsApp para suposta vacinação
Várias pessoas têm recebido uma mensagem por WhatsApp, em nome de um tal de “Rafael Nunes”, que se apresenta como sendo do “Ministério Público da Saúde” e se coloca à disposição para agendar vacinação contra a Covid-19. “Venho em meio da nossa plataforma online realizar o agendamento da sua vacinação. Vamos lá digite ok para começar”, diz a mensagem. Em seguida, havendo retorno da pessoa, o criminoso acrescenta: “Por favor me envie o número do protocolo de 6 dígitos enviado via SMS. Vamos lá!”
O Ministério Público de Mato Grosso alerta que tal mensagem trata-se de uma tentativa de golpe. Primeiramente, porque a instituição NÃO FAZ agendamento de vacinação contra Covid-19 ou qualquer outra doença
Entrega de fardas e armamento motiva policiais e fortalece ações no combate à criminalidade
A partir desta terça-feira (02.02) até o dia 5 de março, o Governo de Mato Grosso, por meio da Polícia Militar, fará chegar aos policiais que compõem os 15 comandos regionais do Estado os 12.270 novos conjuntos de fardamento, além da primeira remessa de armamento: 1.300 pistolas Glock geração 05, a nova e moderna linha de arma empregada na atividade policial.
O governador Mauro Mendes afirmou que a entrega de fardamento é uma obrigação básica do Estado e que lamenta que por tantos anos, essa obrigação não tenha sido cumprida.