Notícias SEGURANÇA
Atuação de MT na proteção às mulheres vitimas de violência é exemplo para o país, diz Maria da Penha
O protagonismo de Mato Grosso na implementação da Lei Maria da Penha, que completa 13 anos, foi importante na luta pelo combate a violência contra às mulheres no país. A afirmação é da própria Maria da Penha, que empresta o nome a Lei 11.340/2006, e esteve na última sexta-feira palestrando em Cuiabá, durante o “Colóquio dos 13 anos da Lei Maria da Penha”.
O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica – Mato Grosso (ABMCJ-MT), Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar no âmbito do TJMT (Cemulher) em parceria com o Governo do Estado e reuniu mais de 800 pessoas, no Teatro Zulmira Canavarros.
Moradores de rua tem espaço para denunciar ações de profissionais da segurança
Moradores de rua puderam procurar os servidores da Ouvidoria Geral de Polícia de Mato Grosso, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), durante a 2ª Edição do Mutirão Pop na Rua, realizada na sexta-feira (26.07), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), na região central de Cuiabá.
Núcleo de Violência doméstica de Sorriso prendeu 27 agressores
Desde o ano de 2018, todos os casos de violência contra a mulher, no município de Sorriso (420 km ao Norte), são atendidos pelo Núcleo de Atendimento da Violência Doméstica e Familiar da Delegacia da Polícia Civil, que também atua em feminicídios.
De janeiro a julho de 2019, foram presos 27 agressores ligados à violência doméstica. Conforme dados do Tribunal de Justiça, mais mil mulheres no município têm medidas protetivas no município.
“Todas essas mulheres passaram pela Delegacia, pois é na Delegacia que é feito o pedido da medida protetiva”, pontua o delegado de Sorriso, André Eduardo Ribeiro.
Militares são capacitados sobre abordagem de pessoas com deficiência
Na manhã desta segunda-feira (15.07) policiais da Força Tática do 1º Comando Regional de Cuiabá trocaram experiências com pessoas com deficiência sobre abordagem policial. O minicurso promovido pela Superintendência da Pessoa com Deficiência da Casa Civil, em parceria com a Polícia Militar, foi realizado no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em Cuiabá.
Cinquenta policiais puderam aprimorar seus conhecimentos sobre o atendimento e abordagem policial à pessoa com deficiência física, auditiva ou visual. A experiência faz parte de um projeto-piloto em parceria entre a Superintendência da Pessoa com Deficiência, Polícia Militar
Delegacia da Mulher de Várzea Grande cria ‘alerta’ nos inquéritos e projeto para homens com foco a evitar feminicídios
Nove a dez anos é o tempo que uma mulher vítima de violência doméstica leva para tomar uma decisão de romper a relação com o companheiro agressor. Esse tempo também pode ser determinante para que ela torne-se uma vítima potencial de feminicídio.
Setasc implantará Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Visando fortalecer a rede de combate ao tráfico de pessoas em Mato Grosso, a Secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT) irá implantar o Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Netrap).
Drogas apreendidas neste ano em Mato Grosso somam 4,9 toneladas
Somente de janeiro a maio deste ano, 4,9 toneladas de drogas foram apreendidas em Mato Grosso. O maior volume foi no município de Pontes e Lacerda, região de fronteira com a Bolívia, com 1,9 tonelada. Os dados são oriundos de apreensões realizadas pelas Polícias Civil, Militar e pelo Grupo Especial de Gefron.
Delegados de MT lançam livro com temas atuais da atividade policial
Com autoria de nove delegados, sendo sete integrantes da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, acontece na segunda-feira (24.06), acoletiva de imprensa do livro “Tratado Contemporâneo de Polícia Judiciária”, que apresenta temas contemporâneos e poucos explorados doutrinariamente sobre a atividade policial, abordados com profundidade ímpar. O lançamento da obra ocorre na quarta-feira (26).
O livro, publicado pela Umanos Editora, conta com a organização e autoria de oito delegados brasileiros, sendo sete dos coautores de Cuiabá, um do Paraná, além de um doutor professor convidado da Universidade do Porto, Portugal.