Notícias SEGURANÇA
Feminicídios concentram 90,5% dos assassinatos de mulheres em 2017
Dos 84 casos de homicídios envolvendo vítimas femininas registrados em Mato Grosso no ano passado, 76 foram tipificados como feminicídios, que envolvem menosprezo ou discriminação à condição de mulher e violência doméstica e familiar. A proporção representa 90,5% das ocorrências, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (09.08). A fonte para o dado de feminicídio utilizado neste levantamento é o Monitor da Violência, elaborado pelo G1, em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Operação Dia D encaminha 50 pessoas em vulnerabilidade social
Policiais Militares de Primavera do Leste realizaram entre as 4h e 8h desta quinta-feira (09.09) uma ação social denominada Operação Dia D, em apoio a Prefeitura e demais órgãos públicos, na tentativa de solucionar o problema dos moradores de rua. Mais de 50 pessoas, de diferentes pontos da cidade, foram levadas para a Feira Municipal, receberam atendimentos na área da saúde e assistência social.
Comando Regional 1 e Cespe tem novos comandantes
O 1° Comando Regional da PMMT, responsável pelas ações de segurança da Capital e baixada cuiabana, conta com o coronel Wankley Correa Rodrigues à frente dos trabalhos. A troca de função ocorreu na manhã desta quarta-feira (08.08), no auditório do Quartel do Comando Geral , em Cuiabá. O coronel PM, Edvan Manoel de Azevedo, deixa o CR 1 depois de um ano e dois meses e assume, nessa mesma data, como comandante do Comando Especializado da PMMT.
Assédio moral dentro do serviço público é debatido na Secretaria de Segurança de Mato Grosso
A presidente do Conselho de Ética Pública da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual (Consep), Vanda Helena da Silva, ministrou palestra sobre assédio moral e práticas assediosas dentro do ambiente laboral, na tarde desta quarta-feira (08.08), na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Muitos profissionais ainda desconhecem quando um comportamento pode ser caracterizado como assédio.
Medida protetiva às vítimas de violência doméstica será mais ágil
A medida protetiva é uma das garantias da Lei Maria da Penha (11.340/2006), que completa 12 anos nesta terça-feira (07.08). Foi a ela que C.R.B.O. recorreu, após o término de um relacionamento abusivo com o parceiro, que resultou em agressão física. Marcas pelo corpo, mas também psicológicas, como a vítima descreve. “Começou com a proibição de certos tipos de roupa, de batom vermelho, depois foi ficando ausente e, enfim, começou a violência verbal, ele me chamava de gorda, dizia que eu estava horrível, que não me cuidava”.
Denúncias de violência contra a mulher chegam a 73 mil, em 2018
A Lei Maria da Penha completa 12 anos nesta terça-feira (7) em meio a várias notícias de crimes cometidos contra mulheres, principalmente homicídios. Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei 11.340 representa um marco para a proteção dos direitos femininos
Trotes aos serviços de emergência correspondem a 12.03% dos atendimentos
Entre as ligações realizadas para os serviços de emergência do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria de Estado de Segurança Pública, um total de 12% é de trotes. Somente no primeiro semestre de 2018 das 355.481 mil ligações, 42.772 mil foram trotes.
Comerciantes e forças policiais debatem segurança no centro de Cuiabá
Representantes do Sindicato das Óticas e comerciantes do setor de confecções se reuniram com gestores da Segurança Pública para discutir a melhoria no policiamento na área central de Cuiabá e Várzea Grande, e reduzir os roubos e furtos nos comércios.