Notícias PECUÁRIA
Indea realiza cadastramento e vigilância sanitária em propriedades rurais de Sorriso
Além do cadastramento das propriedades rurais, será realizado um projeto de educação sanitária voltado para a criação de aves de subsistência, com o tema “Criando aves com saúde”, que será executado em propriedades de criação de aves de subsistência, com distribuição de cartilhas.
Com crise da JBS, pecuaristas se unem para assumir frigoríficos em Mato Grosso
Mato Grosso tem, no total, 22 frigoríficos desativados, boa parte por conta do movimento de concentração do setor. Desses, de seis a oito podem ser reabertos nos próximos meses, disse Ricardo Tomczyk, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado.
Abate de frangos e suínos cresce e de bovinos diminui no 1º trimestre
Na Pesquisa Trimestral do Couro, foram declarados o recebimento de 8,25 milhões de peças inteiras de couro cru de bovinos. Essa quantidade foi semelhante à registrada no trimestre imediatamente anterior e 1,7% menor que a apurada no 1º trimestre de 2016.
Campanha de vacinação contra febre aftosa termina na quarta-feira (31.05)
A comunicação da imunização do rebanho deve ser feita até 12 de junho nos escritórios locais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT). A multa para quem deixar de vacinar o rebanho dentro do período da campanha é de 1 UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado. O produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.
Febre aftosa: vacinação começa nesta segunda (1º) em 22 estados
Todos os animais deverão ser vacinados, exceto os dos rebanhos do Acre, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, que nesta etapa vão imunizar apenas animais com até 24 meses. Parte dos estados do Amazonas e do Pará, além de Rondônia e Roraima, já começou a imunização entre março e abril.
Vacinação do rebanho bovino e bubalino começa nesta segunda-feira (01.05)
Serão 35 dias voltados para as atividades de fiscalização da vacinação contra a febre aftosa. Vinte equipes do Indea compostas por 20 médicos veterinários e 23 agentes fiscais da autarquia que irão atuar na fiscalização da vacinação contra febre aftosa em 964 propriedades rurais, nos municípios de Cáceres, Porto Espiridião, Pontes e Lacerda, e Vila Bela da Santíssima Trindade. As propriedades escolhidas receberão a visita inicial das equipes, para o agendamento da data de vacinação do rebanho.