Notícias PECUÁRIA
Juiz recebe denúncias contra 59 pessoas no âmbito da Operação Carne Fraca
As denúncias apontam irregularidades cometidas tanto no âmbito das atribuições dos funcionários públicos como também na atuação deles junto a empresas, entre elas a Seara Alimentos - que pertence ao grupo JBS -, a BRF Brasil Foods, entre vários outros frigoríficos de menor porte. No caso da BRF, as irregularidades foram encontradas em unidades do Paraná, Goiás e Minas Gerais.
Indea inicia agenda de discussões com cadeia produtiva sobre Plano Estratégico
Os estados foram divididos em cinco blocos pecuários e Mato Grosso está inserido no Bloco IV, juntamente com Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Paraná. A retirada da vacinação para o Bloco IV está prevista para maio de 2021. Em Mato Grosso, as ações de defesa sanitária voltadas para a retirada de vacinação, são executadas pelo Indea.
Ministério cancela três registros de frigoríficos
“Outros frigoríficos também poderão ter o registro cassado, na medida em que nossas auditorias avancem. Todos os que erraram terão de pagar pelo erro. Não importa se são grandes ou pequenas empresas”, afirmou Novacki.
Jamaica reabre mercado para carne brasileira
Em viagem à argentina, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, comemorou a confiança dos países estrangeiros frente à carne brasileira. “Assim, sucessivamente, vão sendo retiradas as últimas restrições”, ressaltou.
Qualidade da carne brasileira é reconhecida internacionalmente
Para reforçar as garantias de qualidade da carne brasileira, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, vai pessoalmente aos países parceiros. Na primeira fase da missão, ele percorrerá Emirados Árabes, Arábia Saudita e Ásia, onde visitará a China. Antes da volta para o Brasil, ele irá à Europa.
Frigoríficos são liberados após auditoria e voltam a exportar
Entre as mudanças, está a redefinição das sanções, com penalidades que vão de leve até gravíssima. Nos casos graves e gravíssimos, o estabelecimento pode ser interditado e o registro de funcionamento, cassado.
Indea e representantes do setor produtivo participam de encontro com consultor da OIE
O presidente do Indea, Guilherme Nolasco, destacou a significativa presença do Dr. Vallat no Estado. “As contribuições do Dr. Vallat são de extrema importância para discutirmos ações de importância econômica, com toda a sua experiência e uma visão mundial em defesa sanitária. Acredito que defesa sanitária se faz entre governo e setor produtivo, é o que nosso Estado tem feito. Mato grosso tem se esforçado para evoluir nas questões sanitárias, a cadeia produtiva tem investido em ações de defesa, a exemplo do Fesa que em 2016, aportou o recurso de 500 mil euros para o Fundo Mundial da OIE, destinado a ações de saúde e bem-estar animal”.