Notícias SISTEMA PRISIONAL
Após dois anos, penitenciária retoma projetos de ressocialização
Depois de um hiato de dois anos, a Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem), em Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá), retoma projetos de ressocialização. Nesta sexta-feira (20.09), 18 reeducandos receberam certificados de conclusão do projeto Sinop Bolas. O curso foi iniciado há 45 dias e teve 80 horas de duração. Orientados pelo instrutor Paulo Pacheco, os presos aprenderam a costurar diversos tipos de bolas, sacos de boxe, redes, dentre outros apetrechos esportivos.
Os projetos são todos desenvolvidos pelo Conselho da Comunidade, em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e a Vara de Execuções Penais da comarca.
Primeira fase de operação tem reflexos na redução de índices criminais
A operação de limpeza e reorganização deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, surtiu reflexos positivos, entre eles a redução de índices criminais como homicídios, roubos e furtos, já nos primeiros 30 dias de atividades.
Agentes penitenciários fazem varredura na Penitenciária Central do Estado
Em 30 dias, os agentes penitenciários apreenderam 171 celulares, 506 chips, 12 baterias avulsas, armas artesanais, além de 352 cadernos com anotações feitas por presos, que serão analisados pelos órgãos competentes, durante a primeira fase da operação na Penitenciária Central do Estado.
Parceria com penitenciária possibilita reforma de móveis do Hospital Regional de Rondonópolis
O trabalho de reeducandos, que atuam na serralheira da Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa, em Rondonópolis, está beneficiando mais uma instituição pública do município, o Hospital Regional Irmã Elza Giovanella. Uma parceria firmada no mês de julho entre a direção da penitenciária e a unidade de saúde
PCE passa por faxina geral, retirada de materiais em excesso e reforma de celas
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) iniciou nesta semana uma operação intensiva de revista geral na Penitenciária Central do Estado, localizada em Cuiabá, para faxina, higienização, retirada de materiais em excesso e, posteriormente, a reforma das celas de todos os raios que compõem a carceragem da unidade.
Mato Grosso emprega 608 reeducandos em contratos com órgãos públicos e empresas
A Fundação Nova chance (Funac), unidade vinculada à Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), tem atualmente 33 contratos com empresas privadas e órgãos públicos de Mato Grosso para a utilização de mão de obra de reeducandos em atividades laborais diversas.
Penitenciária investe em qualificação profissional para reeducandos
Vinte reeducandos da Penitenciária Regional Major Eldo Sá Corrêa, em Rondonópolis (214 km ao sul de Cuiabá), iniciaram nesta semana curso de qualificação profissional em panificação e confeitaria. As aulas são ministradas três vezes por semana, com orientações práticas e teóricas, na padaria instalada na unidade prisional
Grupo de fiscalização do Sistema Carcerário visita municípios polos da Justiça
Com o intuito de fazer um diagnóstico do sistema penitenciário de Mato Grosso e sensibilizar autoridades sobre a importância da inserção de reeducandos no mercado de trabalho, o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça (GMF/TJMT)
Governo reforma e reativa unidade prisional de Vila Rica
O Governo do Estado entregou na sexta-feira (28.06) a reforma completa da unidade prisional de Vila Rica (1.276 km a leste de Cuiabá). A cadeia estava fechada por ordem judicial desde 2014 e foi reaberta para atender a demanda da região.
A reativação da unidade está entre as prioridades da Secretaria de Estado de Segurança Pública e foram investidos R$ 589 mil nas obras de reforma, que incluíram recuperação das redes elétrica e hidráulica, pintura e construção do muro ao redor da unidade prisional, garantindo mais segurança só prédio e trabalho de custódia penal.
Penitenciária amplia capacidade de produção de ateliê de costura
Uma das principais oficinas de trabalho para reeducandos na Penitenciária Regional Major Eldo Sá Corrêa, em Rondonópolis (218 km ao sul de Cuiabá), ganhou um novo espaço destinado ao corte e costura, tendo como carro-chefe a produção de uniformes em malha e brim.