Notícias ASSISTÊNCIA SOCIAL
Caravana realiza mais de 300 cirurgias oftalmológicas e atende população de seis municípios
No terceiro dia de evento, 919 pessoas passaram por consultas e um total de 5.017 procedimentos foram realizados. Já as cirurgias, que tiveram início nessa quinta-feira (26.01), somaram 305 atendimentos, a maioria de catarata, doença que dona Luzia sofre há tanto tempo, mas que nem consegue se lembrar quando começaram os primeiros sintomas.
Rombo da previdência chega a R$ 149,7 bi e bate recorde
“O governo encaminhou a proposta e a perspectiva é tentar aprovar o que foi encaminhado”, observou. Ele ponderou, no entanto, que o Congresso, como ambiente de debate democrático, definirá como a reforma será aprovada.
Caravana da Transformação realiza 3.660 procedimentos oftalmológicos no segundo dia de atendimento
Também foram prescritas 479 cirurgias, sendo 398 de catarata, 55 de pterígio e 26 yag laser. Os procedimentos cirúrgicos começam a ser realizados nesta quinta-feira (26.01), às 5h. O coordenador-geral da Caravana, secretário de Estado do Gabinete de Governo, José Arlindo de Oliveira, ressalta que não é necessário estar em jejum para quem vai passar por cirurgia.
Parceria disponibiliza 160 vagas para capacitação nesta sexta e sábado
O número de vagas para as oficinas de estética dobrou em relação a última edição da Caravana, realizada no município de Canarana (470 km de Cuiabá), em novembro de 2016. Lá, foram 80 vagas disponibilizas para as oficinas nessas técnicas de estética.
Previdência Social completa 94 anos no Brasil
O sistema oferece esses benefícios nos casos de doença, invalidez, morte e idade avançada; proteção à maternidade; proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário; salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda; pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes.
Governador sanciona leis de proteção a vítimas de violência
Englobando a Seduc, a lei nº 10.508 dá segurança educacional às vítimas de violência. Isso porque, coloca como prioridade a matrícula ou transferência de alunos filhos de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar nas unidades de ensino público. Para usufruir o direito, é necessária a apresentação de boletim de ocorrência, denúncia de violência ou ainda medida protetiva.
Acordo entre ministérios vai prevenir fraudes em benefícios
Por meio do cruzamento de dados, os ministérios poderão identificar casos de pagamentos indevidos de benefícios e suspender aqueles originados por meio de fraude. O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário é responsável pela gestão do Cadastro Único (Cadúnico), sistema obrigatório na seleção de pessoas beneficiadas pelos programas sociais do governo.
Governo entrega cadeiras de rodas em amistoso de basquete no sábado
Além do repasse das cadeiras para os atletas, outras 15 pessoas com deficiência receberão as cadeiras de uso comum adquiridas pela Setas. As cadeiras serão enviadas a cinco municípios de Mato Grosso, sendo eles: Cuiabá, Várzea Grande, São Pedro da Cipa, Nossa Senhora do Livramento e Alta Floresta. Nesse último município, sete cadeiras serão enviadas ao Centro de Convivência de Idosos e Pessoas com Deficiência.