Notícias
GERAL Greve na rede estadual continua enquanto não houver proposta
Os profissionais da educação da rede estadual deliberaram pela continuidade da greve, por tempo indeterminado. A Assembleia aprovou ainda uma agenda de mobilizações (abaixo) que começa nesta terça-feira (24.06), às 7 horas e prossegue até a próxima semana, dia 01 de julho, quando está marcada nova Assembleia Geral, para reavaliar o movimento ou proposta que venha a ser apresentada.
Há quase 30 dias de greve, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) aguarda proposta do governo para o cumprimento da Lei 510/2013.
MEIO AMBIENTE Nova legislação pretende tornar regras do licenciamento ambiental mais claras
A legislação que rege o licenciamento ambiental no Brasil foi tema de discussão entre diversos setores na manhã desta segunda-feira (24.06). Assembleia Legislativa de Mato Grosso e Câmara Federal dos Deputados apresentaram para a sociedade as linhas gerais sobre a discussão que pretende criar regras
SAÚDE Estado repassa à Justiça segunda parcela de valores destinados aos salários dos funcionários
Próximo da reabertura do Hospital Estadual Santa Casa, o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), tem priorizado a efetivação dos repasses financeiros destinados ao pagamento dos servidores da antiga unidade filantrópica.
Além de ter cumprido o primeiro repasse, o Estado também efetivou o segundo pagamento, conforme já previsto, nesta segunda-feira (24). O depósito dos valores foi feito junto à Justiça do Trabalho.
Ambas as transferências de junho foram mensuradas no valor de R$ 3 milhões; totalizando, desta forma, o repasse de mais da metade do valor total estipulado.
POLÍCIA Polícias Civil e Militar deflagram operação integrada na divisa dos Estados de MT, MS e GO
Em trabalho conjunto, as Polícias Civil e Militar de Mato Grosso deflagraram, no último final de semana (21, 22 e 23.06), a operação “Integrada Divisas”, na zona rural de Alto Araguaia (415 km ao Sul). A ação tem o objetivo de promover ações preventivas nas divisas entre os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
A operação teve início nas regiões dos Assentamentos “Gato Preto”, “Ariranha”, “Buriti” e “Rio do Peixe”, área rural do município de Alto Araguaia. No final de semana, foram realizadas ações preventivas e orientativas para a comunidade rural sobre crimes praticados nas transposições das divisas entre os Estados.
JUSTIÇA Prefeito e duas secretárias são afastados do cargo após ação do Ministério Público
A Justiça acolheu pedido liminar efetuado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e determinou o afastamento imediato do prefeito de Comodoro, Jefferson Ferreira Gomes, e das secretárias de Saúde e Finanças, Ana Maria Ramazotti Beduschi e Adriana Guimarães Rosa.
SAÚDE Um em cada cinco brasileiros usa o celular enquanto dirige
Dados do Ministério da Saúde revelaram que 19,3% da população das capitais brasileiras usam o celular enquanto dirigem. Isso significa que de cada cinco pessoas, uma afirmou que comete esse ato. A informação é do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas
JUSTIÇA Comunidade terapêutica é acionada judicialmente para regularizar atendimento
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso ingressou com ação civil pública, com pedido liminar, requerendo ao Poder Judiciário que determine à Comunidade Assistencial Terapêutica Casa de Davi, no município de Barra do Garças, a adoção de uma série de providências.