Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Sexta - 06 de Fevereiro de 2015 às 15:56
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Preocupado em garantir a segurança dos  alunos mato-grossenses, o deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM) apresentou, nesta semana, na Assembleia Legislativa, projeto de lei que obriga a instalação de câmeras de monitoramento em todos os veículos de transporte escolar do Estado.

Em sua justificativa, Dilmar argumenta que os usuários do transporte escolar são, em sua maioria, crianças entre dois e 10 anos de idade, e que não possuem maturidade para denunciar maus tratos, ou até mesmo,  abusos de velocidade dos proprietários de vãns.

“Não podemos permitir que uma prática adotada para facilitar o dia a dia dos pais torne-se uma arma, já que,  ao contratarmos o serviço de van, colocamos a vida de nossos filhos sob os cuidados dos condutores”, defendeu.

Além das vans escolares, comuns na cidade, a proposta, de acordo com Dilmar, visa atender aos alunos instalados em comunidades rurais que utilizam-se de veículos com pouca segurança e trafegam por inúmeras estradas  não pavimentadas e com péssimo estado de conservação, oferecendo risco iminente aos estudantes.  

Outro ponto positivo apontado pelo autor da matéria é a possibilidade de capturar registro de possíveis ações criminosas que acometem danos físicos ou materiais aos passageiros.

“Existem inúmeros casos de agressões, bulling e todo tipo de violência, por isso acredito que o uso  de câmeras vai  para inibir e desestimular essas ações e até mesmo, quando nescessário, ajudar a resolver delitos praticados no trajeto da escola”, argumentou Dal’ Bosco.

Para o analista de sistema, Charles Dias, que tem uma filha usuária do transporte escolar, a proposta é excelente e deve contribuir para a prevenção de acidentes. 

“Sabemos que existe muita irregularidade no transporte escolar e que não existe um monitoramento contínuo do Detran, por isso acredito que com a câmera nós, pais,  faremos o controle do motorista. Crianças são muito frágeis e podem sofrer danos irreparáveis em caso de acidentes", afirmou.   

A proposta determina que  todos os  ônibus de transporte escolar deverão possuir sistema de segurança baseado em monitoramento por meio de câmeras de vídeo, com transmissão de imagens em sua área interna e externa.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/10040/visualizar/